CIRCUITO DE VILA REAL 2009
JMF DE "RODA NO AR" ...
(FOTOS DE RUI QUEIRÓS E ANTÓNIO SOARES)
Todas as novidades das minhas provas no Austin Cooper S e no Citroen AX Sport e também imagens e histórias do automobilismo de competição em Portugal.
27 de julho de 2009
CIRCUITO DE VILA REAL 2009
AS "BOXES DO TEAM MINI"
Fotos tiradas com o telemóvel.
Aqui vemos o Rui Queirós, meia hora antes dos treinos a colocar os últimos autocolantes. Até houve quem me perguntasse "arranjaste patrocínios hoje?"
Eis os carros alinhados para as Verificações Técnicas. À frente o Toyota oficial de João Ramos como piloto ao lado. Atrás o Mini com o Sr. Cepeda pensativo e com a cabeça encostada à rede. Devia estar a pensar "que merd* de piloto que eu tenho..."... mais atrás junto ao famoso "Protótipo Histórico" o seu proprietário Rui Sanhudo conversa com Paulo Porto, enquanto Rui Queirós está, subreptíciamente, a tentar copiar algumas solucões técnicas para o nosso carro...
O famoso LOLA BIP, com um indivíduo estranhamente equipado "à Sporting" ao volante, e ao lado o Mini. E ao fundo à direita o Sr. Cepeda na nossa "boxe". Coloquei a palavra boxe entre aspas, pois a dita "boxe" eram apenas e só duas cadeiras de praia colocadas à sombra... O nosso carro estava estrategicamente colocado numa boa sombra e no local onde todos os carros alinhavam em fila antes de entrar na pista...
O Mini no parque fechado (parque bem "aberto" neste caso...) após os treinos...
Como podem reparar, há uma novidade no carro em relação às provas anteriores, já que foi necessário retirar os para-choques aos Minis por imposição dos escrutinadores, desde o Circuito da Boavista. Mas também não fica feio assim...
E aqui está o Austin Cooper S, em estado imaculado após 2 sessões de treinos e 2 provas, já em cima do reboque do primo do Sr. Cepeda e a caminho de Macedo de Cavaleiros, onde na próximo Sábado vai fazer a Super Especial local, uma prova (inscrição grátis e jantar para 2 incluído) organizada pelo amigo e piloto Pedro Gaspar...
AS "BOXES DO TEAM MINI"
Fotos tiradas com o telemóvel.
Aqui vemos o Rui Queirós, meia hora antes dos treinos a colocar os últimos autocolantes. Até houve quem me perguntasse "arranjaste patrocínios hoje?"
Eis os carros alinhados para as Verificações Técnicas. À frente o Toyota oficial de João Ramos como piloto ao lado. Atrás o Mini com o Sr. Cepeda pensativo e com a cabeça encostada à rede. Devia estar a pensar "que merd* de piloto que eu tenho..."... mais atrás junto ao famoso "Protótipo Histórico" o seu proprietário Rui Sanhudo conversa com Paulo Porto, enquanto Rui Queirós está, subreptíciamente, a tentar copiar algumas solucões técnicas para o nosso carro...
O famoso LOLA BIP, com um indivíduo estranhamente equipado "à Sporting" ao volante, e ao lado o Mini. E ao fundo à direita o Sr. Cepeda na nossa "boxe". Coloquei a palavra boxe entre aspas, pois a dita "boxe" eram apenas e só duas cadeiras de praia colocadas à sombra... O nosso carro estava estrategicamente colocado numa boa sombra e no local onde todos os carros alinhavam em fila antes de entrar na pista...
O Mini no parque fechado (parque bem "aberto" neste caso...) após os treinos...
Como podem reparar, há uma novidade no carro em relação às provas anteriores, já que foi necessário retirar os para-choques aos Minis por imposição dos escrutinadores, desde o Circuito da Boavista. Mas também não fica feio assim...
E aqui está o Austin Cooper S, em estado imaculado após 2 sessões de treinos e 2 provas, já em cima do reboque do primo do Sr. Cepeda e a caminho de Macedo de Cavaleiros, onde na próximo Sábado vai fazer a Super Especial local, uma prova (inscrição grátis e jantar para 2 incluído) organizada pelo amigo e piloto Pedro Gaspar...
21 de julho de 2009
TROFEU MINI 1977
Vila do Conde, 1977. Prova do Trofeu Mini 1000, e uma foto com algumas curiosidades. Os dois primeiros na imagem são Artur Teixeira e José Filipe Nogueira. O primeiro é o pai de José Artur Teixeira, Campeão Nacional de Montanha Clássicos em 2008 e o segundo é filho de Joaquim Filipe Nogueira,que em 2009 regressou às competições (com um Mini) depois de 30 anos de ausência...
(foto de Alberto Correia)
Vila do Conde, 1977. Prova do Trofeu Mini 1000, e uma foto com algumas curiosidades. Os dois primeiros na imagem são Artur Teixeira e José Filipe Nogueira. O primeiro é o pai de José Artur Teixeira, Campeão Nacional de Montanha Clássicos em 2008 e o segundo é filho de Joaquim Filipe Nogueira,que em 2009 regressou às competições (com um Mini) depois de 30 anos de ausência...
(foto de Alberto Correia)
MINI PROTÓTIPO
Em 1972, Mário Gonçalves utilizou em algumas provas (incluindo inauguração do Estoril) este Mini Protótipo, um carro com uma carroceria esquisita e equipado com o motor de 1380 cc que Mário Gonçalves trouxe no Mini que trouxe de Inglaterra.
No entanto o carro era um tanto desequilibrado e a J.J. Gonçalves abandonou o projecto após a fraca prestação da prova de Vila Real...
Em 1972, Mário Gonçalves utilizou em algumas provas (incluindo inauguração do Estoril) este Mini Protótipo, um carro com uma carroceria esquisita e equipado com o motor de 1380 cc que Mário Gonçalves trouxe no Mini que trouxe de Inglaterra.
No entanto o carro era um tanto desequilibrado e a J.J. Gonçalves abandonou o projecto após a fraca prestação da prova de Vila Real...
16 de julho de 2009
MINIS NO G.P. HISTÓRICO DO PORTO
PARTIDA DOS 1300
PAULO MIGUEL
Boa segunda corrida com um 9º lugar final...
FERNANDO CARNEIRO
Não desaprendeu e apesar de alguns problemas, teve um fim-de-semana positivo...
MAURO FERNANDES
Excelente estreia em provas, com bom andamento e ritmo interessante...
FERNANDO SOARES
Um dos melhores do fim-de-semana, dois 4ºs lugares contra carros muito mais modernos e vitórias entre os H71...
PEDRO SALVADOR
Como sempre um espectáculo ao volante do "laranjinha" e um 5º lugar da geral...
JOSÉ ARTUR TEIXEIRA
Muito azar com o novo motor comprado na Swiftune para o Campeão Nacional de Montanha...
JOÃO RODRIGUES
Re-estreou o seu Grupo 5, com actuação segura e boas classificações, abrindo o apetite para as próximas provas...
JOSÉ FILIPE NOGUEIRA
Não conseguiu repetir a exibição do Pai em 1959, e teve tanto azar que nem uma volta fez na prova...
DIOGO FERRÃO
Revelou excelente andamento, nunca antes visto no Mini Marcos...
fotos de Jorge Rocha (www.minipt.net)e João Raposo
PARTIDA DOS 1300
PAULO MIGUEL
Boa segunda corrida com um 9º lugar final...
FERNANDO CARNEIRO
Não desaprendeu e apesar de alguns problemas, teve um fim-de-semana positivo...
MAURO FERNANDES
Excelente estreia em provas, com bom andamento e ritmo interessante...
FERNANDO SOARES
Um dos melhores do fim-de-semana, dois 4ºs lugares contra carros muito mais modernos e vitórias entre os H71...
PEDRO SALVADOR
Como sempre um espectáculo ao volante do "laranjinha" e um 5º lugar da geral...
JOSÉ ARTUR TEIXEIRA
Muito azar com o novo motor comprado na Swiftune para o Campeão Nacional de Montanha...
JOÃO RODRIGUES
Re-estreou o seu Grupo 5, com actuação segura e boas classificações, abrindo o apetite para as próximas provas...
JOSÉ FILIPE NOGUEIRA
Não conseguiu repetir a exibição do Pai em 1959, e teve tanto azar que nem uma volta fez na prova...
DIOGO FERRÃO
Revelou excelente andamento, nunca antes visto no Mini Marcos...
fotos de Jorge Rocha (www.minipt.net)e João Raposo
15 de julho de 2009
7 de julho de 2009
MINI NO FEMININO
Sempre houve alguma tradição na representação do sexo feminino na condução de Minis. Nas provas internacionais são muito conhecidos os nomes das inglesas Pat Moss e Cristabel Carlise e também da espanhola Simoneta Garih ("Yolanda").
Em Portugal, vários nomes se destacaram, com realce para Maria da Graça Moura Relvas, que ao vencer o Grande Rali do Benfica em 1965 tornou-se a primeira mulher a vencer uma prova portuguesa incorporada num Campeonato Nacional...
Vejamos algumas Mini - Mulheres...
Maria da Graça Moura Relvas
Vila do Conde 1964 (foto Jorge Tavares)
Mercedes Guedes Geraldes
Rali do ACP 1964 (foto cedida por Luis Sousa)
Maria do Céu Tomás
Estoril 1976 (foto Motor)
Maria do Céu
Vila do Conde 1968 (foto Motor)
Maria da Graça Moura Relvas e Mercedes Guedes Geraldes
Cascais 1964 (foto cedida por Luis Sousa)
Sempre houve alguma tradição na representação do sexo feminino na condução de Minis. Nas provas internacionais são muito conhecidos os nomes das inglesas Pat Moss e Cristabel Carlise e também da espanhola Simoneta Garih ("Yolanda").
Em Portugal, vários nomes se destacaram, com realce para Maria da Graça Moura Relvas, que ao vencer o Grande Rali do Benfica em 1965 tornou-se a primeira mulher a vencer uma prova portuguesa incorporada num Campeonato Nacional...
Vejamos algumas Mini - Mulheres...
Maria da Graça Moura Relvas
Vila do Conde 1964 (foto Jorge Tavares)
Mercedes Guedes Geraldes
Rali do ACP 1964 (foto cedida por Luis Sousa)
Maria do Céu Tomás
Estoril 1976 (foto Motor)
Maria do Céu
Vila do Conde 1968 (foto Motor)
Maria da Graça Moura Relvas e Mercedes Guedes Geraldes
Cascais 1964 (foto cedida por Luis Sousa)
3 de julho de 2009
2 de julho de 2009
NICHA EM MALLORY PARK
É sobejamente conhecida a performance de Nicha Cabral em Mallory Park - 1964, naquela que foi uma das suas raras provas realizadas ao volante de um Mini. Vejamos uma foto do Morris Cooper 1071 S de Cabral e do seu companheiro Tommy Weber publicada na revista Autosprint de 22 Maio ...
É sobejamente conhecida a performance de Nicha Cabral em Mallory Park - 1964, naquela que foi uma das suas raras provas realizadas ao volante de um Mini. Vejamos uma foto do Morris Cooper 1071 S de Cabral e do seu companheiro Tommy Weber publicada na revista Autosprint de 22 Maio ...
1 de julho de 2009
IMAGENS MINI - ANOS 60
A 1ª é do Cooper 970 S de Warwick Banks, na pista de Monza.
Banks foi Campeão Europeu de Turismo "à Geral" em 1964 e campeão inglês em 64 e 65 na classe 1000, sempre inscrito pela equipa de Ken Tyrrel.
Vejamos o que diz a este respeito o especialista Luis Sousa "Cougar":
"A vitória de Banks foi o por um triz, pois havia 3 carros praticamente empatados,e para contraiar o Ken Tyrrel, o Alan Mann inscreveu tambem um Anglia 1000.
Na corrida, a tactica de Mann foi a seguinte: o Cortina do (Sir John) Withmore fazia uma corrida normal e o segundo Cortina, o do Henry Taylor, levava a reboque o Anglia do Chris Craft,para aproveitar o cone de ar. Bom, tudo resultou nos protestos apresentados por Ken Tyrrel (alegando falta de desportivismo ,etc), até que o Anglia, jà com 2 voltas de avanço sob o Banks, abandona a cinco do fim com falta de gasolina..."
Fotos enviadas por Luis Sousa
A 1ª é do Cooper 970 S de Warwick Banks, na pista de Monza.
Banks foi Campeão Europeu de Turismo "à Geral" em 1964 e campeão inglês em 64 e 65 na classe 1000, sempre inscrito pela equipa de Ken Tyrrel.
Vejamos o que diz a este respeito o especialista Luis Sousa "Cougar":
"A vitória de Banks foi o por um triz, pois havia 3 carros praticamente empatados,e para contraiar o Ken Tyrrel, o Alan Mann inscreveu tambem um Anglia 1000.
Na corrida, a tactica de Mann foi a seguinte: o Cortina do (Sir John) Withmore fazia uma corrida normal e o segundo Cortina, o do Henry Taylor, levava a reboque o Anglia do Chris Craft,para aproveitar o cone de ar. Bom, tudo resultou nos protestos apresentados por Ken Tyrrel (alegando falta de desportivismo ,etc), até que o Anglia, jà com 2 voltas de avanço sob o Banks, abandona a cinco do fim com falta de gasolina..."
Fotos enviadas por Luis Sousa
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