16 de abril de 2010

OS ÚLTIMOS COOPER S "OFICIAIS"

Depois de abandonar o programa de Ralis após a época de 68, a BMC decidiu em 1969 criar uma equipa oficial para as provas do campeonato inglês (RAC Saloon Car Championship) e também para a participação em algumas das etapas do Campeonato Europeu de Turismo, neste caso patrocinando o "British Vita Team" (John Handley Campeão Europeu na Classe 1000).
Depois de ter sido utilizada uma versão de injecção em algumas provas de Rallycros do início da época, os Cooper S oficiais (vermelhos e brancos) utilizaram a habitual versão de carburadores, mas com jantes de 12 polegadas ao contrário das habituais 10 polegadas dos anos anteriores.



A equipa oficial tinha 2 carros entregues a John Rhodes e John Handley, os anteriores pilotos da Cooper Car Co, que aliás também alinhava com material idêntico e dois automóveiss pintados de amarelo e com o patrocinio da "Britax", para os consagrados Gordon Spice e Steve Neal.




Curiosamente, tanto os carros da BMC como os da Cooper eram preparados pela Downton.
No entanto, em 1969 e apesar de vários lugares honrosos em Silverstone, Snetterton, Thruxton, Brands Hatch e Oulton Park, os Mini Cooper S não tinha já qualquer hipótese de vencer entre os melhores 1300 de cilindrada, já que os novos Ford Escort, com preparação Broadspeed, eram agora os carros mais competitivos na sua classe.



O melhor resultado dos BMC Mini Cooper S 1300 em 69, acabaria por acontecer na pista austríaca de Salzburgring, no mês de Outubro, quando Rhodes e Handley seriam respectivamente 1º e 2º classificados na corrida até 1300 cc, dando a um Cooper S oficial aquela que seria a última vitória da sua longa história.



Saliente-se também que nesse ano de 1969, o Cooper S 970 de Alec Poole (equipa Arden) sagrar-se ia campeão inglês absoluto, aproveitando os muitos pontos obtidos na sua classe, que dominou completamente durante todo o ano.



ESCORT - MINI, A LUTA DOS 1300 EM 1969



COOPER CAR CO V. BMC EM SILVERSTONE...



SALOON CARS NOS ANOS 60...





BARRIE "WHIZZO" WILLIAMS



JOHN COOPER JUNTO AOS SEUS CARROS...



ALEC POOLE NO COOPER S 970 DE 112 BHP...



BRITISH VITA - HARRY RATCLIFFE