25 de junho de 2011

CIRCUITO BRAGA 1 - 2011

HOJE SOUBE-ME A POUCO …



A primeira prova do Team Mini 2011 foi o Circuito Braga 1 e as expectativas eram boas já que o motor 1293 cc do Austin Cooper S foi finalmente reparado, após 8 épocas de bons serviços.
Nos treinos livres a estratégia era “rodar o motor” e foi cumprida a 100 %, mas na 2º volta dos treinos cronometrados (a 1ª lançada) noto no final da recta da meta uma forte quebra no rendimento e paro imediatamente. Veredito: uma válvula de escape empenada.



Tiramos a cabeça e fomos para a oficina do Sr. Cepeda (Porto) montar uma nova válvula. Nova ida para Braga, montar tudo, por o carro a trabalhar e experimentá-lo. Como um relógio! Trabalho terminado às 23.45 horas …
No Sábado o moral estava a subir. Parto da última fila da grelha e estava destreinado, por isso sabia que a 1ª corrida não iria ser grande coisa.



Quando começo a entrar no ritmo, o Datsun do Carlos Santos e o Mini do João Pedro Peixoto estavam já um pouco longe, mas entretanto vejo o Mini Marcos do Filipe Nogueira encostado no gatilho e, fazendo rápidas contas, apercebo-me que um lugar no pódio dos H71 está garantido, não me restando outra solução de trazer o carro até ao final sem forçar sem sobressaltos.



No final, um 2º lugar na categoria atrás do João Pedro que fez uma bela prova. 2 Minis de Viana do Castelo no pódio e um 7º lugar na Geral, a minha melhor classificação de sempre em Braga. Muito bom (o “caneco” estava garantido…) e também um justo e merecido prémio para os amigos que estiveram em Braga a ajudar na reparação do carro, Joaquim Cepeda, António Pereira, Joca Craveiro e João Nuno!



Na 2º prova esperava arriscar mais e tentar melhorar os tempos da 1ª corrida. Montei pneus novos à frente, arranquei razoavelmente e já ia em bom ritmo e com tendência a melhorar quando, na 2ª passagem pela meta, senti os mesmos problemas dos treinos e a minha corrida terminou ali! Provavelmente as molas não aguentaram o esforço.
Fiquei triste porque não me importo de ficar em último, não gosto é de estar de for a ver os outros passar. Mas as corridas são mesmo assim!



Mas ainda bem que aconteceu na prova de Braga, a ideia era essa, já que o objectivo principal são as corridas da Boavista.
Infelizmente o orçamento não deve dar para fazer as duas jornadas do Porto e como tal irei optar apenas pela presença na Taça ANPAC do Grande Prémio Histórico, essa sim a grande festa dos Clássicos de 2011.



Um agradecimento final aos patrocinadores e parceiros que ajudam o Team Mini em 2011: Aquaquímica, Glassdrive, SinAse, Isoder, Ruic`s Design, Oficina João Manuel Pires, Delight, Carlos Carneiro Publicidade e a revista Topos & Clássicos.

Um grande abraço para todos !
JMF

(fotos de Pedro Ferreira, Joaquim Freixo e Rui Queirós)