10 de março de 2013

BMW 2002 ALPINA #LA-92-86

Texto publicado na revista Topos & Clássicos
Autor: José Mota Freitas



Seguindo o mesmo esquema que temos apresentado nas últimas edições da T&C, vamos hoje fazer uma breve resenha fotográfica de um dos mais carismáticos automóveis que participaram nas provas de Velocidade portuguesas dos anos 60 e início de 70, desta vez o BMW 2002 Alpina #LA-92-86


G.P. ACP Granja do Marquês, Julho de 1969 (foto ACP)



PILOTO José Lampreia
FACTO J. Lampreia venceu a prova de Turismo (Grupos 2 a 5)
CURIOSIDADE Foi a estreia do BMW 2002 Alpina e nesse dia disputou-se a primeira prova de Grupo 1 em Portugal.

Circuito de Vila Real, Julho de 1969 (fotos Rui Bevilacqua)




PILOTO José Lampreia
FACTO Esta prova (vitória de Lampreia) serviu de apoio às famosas “6 Horas de Vila Real”, ganhas pela dupla Piper - Craft em Porsche 908.
CURIOSIDADE Em 2ª posição ficou Christian Melville a apenas 6 décimas de segundo. Houve até quem na altura pusesse em causa o resultado final, já que ambos os carros pertenciam à mesma equipa…

IV Circuito Granja do Marquês, Julho de 1969 (foto Rui Bevilacqua)


PILOTO José Lampreia
FACTO Mais uma vitória do 2002 Alpina, em 2º ficou (novamente) Melville e o 3º foi Fernando Baptista em Austin Cooper S.
CURIOSIDADE Neste meeting, Giselle Barbosa Araújo foi a primeira mulher a comandar uma prova de Velocidade em Portugal.

Circuito de Montes Claros, Agosto de 1969 (fotos Rui Bevilacqua e col. E. Neves)



PILOTO José Lampreia
FACTO 1º Lampreia, 2º Ernesto Neves (Escort), 3º Domingos Sá Nogueira (Morris)
CURIOSIDADE O 7º classificado da prova de GT Desporto e Protótipos, foi “Casteliano Júnior”, ao volante do Ferrari 250 GT que havia pertencido a Horácio de Macedo … já retirado das competições há 5 anos…

Circuito de Vila do Conde, Agosto de 1969 (foto Jorge Tavares)


PILOTO José Lampreia
FACTO Lampreia venceu e o 2º classificado foi António Peixinho, que assim obteve a melhor classificação da época com o Ford Escort Twin Cam.
CURIOSIDADE Lampreia bateu o recorde da categoria em Vila do Conde, fazendo o tempo de 1.19.91. Note-se que o traçado na altura não fazia ainda a Curva do Praia Azul, mas sim a chamada “Curva do Judeu”, alguns metros mais à frente …

Rampa da Pena, Outubro de 1969 (foto Rui Bevilacqua)


PILOTO José Lampreia
FACTO José Lampreia foi o 6º da Geral e 1º do seu Grupo.
CURIOSIDADE A prova foi este ano disputada de noite e o vencedor à Geral (e com novo recorde do traçado) foi Carlos Santos em Porsche Carrera 6…

Circuito de Vila Real, Julho de 1970 (foto ACP)


PILOTO José Lampreia
FACTO Lampreia desistiu com avaria à 2ª volta, quando comandava a prova…
CURIOSIDADE A principal prova do programa de Vila Real foi este ano denominada de “500 Km de Vila Real”. Os vencedores foram os belgas Teddy Pillette e Taf Gosselin, no Lola T70 MK3 do Team VDS.

Circuito de Montes Claros, Julho de 1971 (foto Mundo Motorizado)


PILOTO António Borges
FACTO António Borges foi o 3º classificado nesta prova (a 2ª que fez com o 2002 Alpina), o que foi sem dúvida um excelente resultado, já que ainda no ano anterior era ainda um Iniciado (fora Campeão Nacional de Iniciados em 1970).
CURIOSIDADE Neste Circuito disputou-se a primeira prova de “Troféu” em Portugal, com a disputa de uma prova só para automóveis Datsun 1200. O vencedor foi um surpreendente Manuel Lopes Gião, seguido de “Dino” e António Carlos Oliveira.

PROVA Circuito de Vila do Conde, Agosto de 1971 (foto ACP)


PILOTO António Borges
FACTO Mais um pódio para Borges, 3º lugar, atrás de Francisco Santos (Escort RS) e Bastos Morais (Escort TC).
CURIOSIDADE O maior pólo de atracção desta prova foi sem dúvida o Fiat Abarth 1000 Corsa de Bacelar de Moura, que deu espectáculo enquanto andou em prova …

Circuito de Vila do Conde, Agosto de 1972 (foto J. Loureiro)



PILOTO António Borges
FACTO O favorito era Nicha Cabral no BMW da Trevauto, mas quem acabou por ganhar a “Taça Dr. José da Silva Ramos” foi António Borges…
CURIOSIDADE Foi a última vitória do BMW 2002 Alpina, agora já com o registo “LA-92-86”.

Circuito Nacional ACP – Estoril, Setembro de 1972 (foto Livro Nicha)


PILOTO António Borges
FACTO Borges desistiu com problemas mecânicos. Nicha Cabral foi o vencedor. Mas no fim do ano o Campeão Nacional seria Mário Gonçalves em Austin 1275 GT…
CURIOSIDADE Segundo rezam as crónicas, e dada a pouca afluência de público, as provas do Circuito Nacional do ACP, foram “Corridas para bancadas vazias”…



RESULTADOS PRINCIPAIS - BMW 2002 Alpina #LA-92-86

JUL 69 J. LAMPREIA GP ACP GRANJA DO MARQUÊS 1º GP 2/5
JUL 69 J. LAMPREIA VILA REAL 1º GP 2/5
JUL 69 J. LAMPREIA IV CIRCUITO GRANJA DO MARQUÊS 1º GP 2/5
JUL 69 J. LAMPREIA 6 HORAS GRANJA DO MARQUÊS 4º
AGO 69 J. LAMPREIA MONTES CLAROS 1º GP 2/5
AGO 69 J. LAMPREIA VILA DO CONDE 1º GP 2/5
OUT 69 J. LAMPREIA RAMPA DA PENA 1º GP 2/5
OUT 69 J. LAMPREIA RAMPA DA PENA 1º GP 2/5
NOV 69 J. LAMPREIA RAMPA DE MONSANTO 1º GP 2/5
1969 J. LAMPREIA CAMPEÃO NACIONAL
ABR 70 J. LAMPREIA RAMPA DA PENA 1º GP 2
NOV 71 A. BORGES RAMPA DE MONSANTO 1º GP 2
JUL 72 A. BORGES RAMPA DE MONSANTO 3º GP 2
AGO 71 A. BORGES VILA DO CONDE 3º GP 2
JUN 72 A. BORGES RAMPA DA COVILHÂ 3º GP 2
AGO 72 A. BORGES VILA DO CONDE 1º GP 2