28 de março de 2013


TEAM MINI 2013
59º CIRCUITO DE BRAGA


O Team Mini iniciou a sua época de 2013 com a participação no Circuito de Braga, onde foi um dos 16 participantes na prova de Clássicos 1300.
José Mota Freitas e a sua equipa estavam com dúvidas da eficiência dos pneus Yokohama A032R que agora equipam o Austin Cooper S, já que em 2013 está interdito o uso de slicks nos Clássicos até 1300. O Mini apresentava-se também com novas abas (mais estreitas) e nova decoração que incluía o capot preto.




No entanto o desempenho do Mini na chuva com os novos pneus foi surpreendente, tendo JMF realizado um 1ª corrida muito interessante, já que após ter rodado nos treinos com pneus antigos, partiu cautelosamente mas realizou uma corrida de trás para a frente, ultrapassando sucessivamente alguns dos seus adversários e terminando num bom 8º posto, sendo o 2º entre os Históricos de 71. Melhor ainda, foi debaixo de chuva o concorrente mais rápido da sua categoria na volta mais rápida.






Na 2ª corrida JMF pensava ir partir da 8ª posição, mas isso não aconteceu já que as novas regras definem a posição na grelha da 2ª corrida não pelos resultados da 1ª mas sim pela 2ª melhor volta nos treinos (!) e como tal partiu de novo na penúltima posição.



O facto é que não andou com a “garra” da corrida anterior, um pouco por esse motivo (não se via nada com a água projectada pelos concorrentes da frente na recta da meta) que o fez desanimar um pouco, mas também porque entretanto se soltou a correia do alternador e teve que parar para evitar o sobreaquecimento.
Mas foi muito positiva a jornada de Braga, não só pela luta travada com alguns leais adversários em ambas as “mangas”, mas porque o Mini deu indicações optimistas para a prova a realizar em Junho no Circuito da Boavista.



O Team Mini quer agradecer a todos os que tornaram possível a presença em provas neste ano de 2013, nomeadamente a assistência técnica de J. Cepeda coadjuvado por Joaquim e Liberto Freixo e também aos patrocinadores e parceiros da equipa, como a Glassdrive, Rui Osório - Seguros, Isoder, Restaurante O Alfaiate, SinAse, Revista Topos & Clássicos, Ruic`s Design e Delight Media Works.


10 de março de 2013


TEAM MINI 2013



Todas as novidades no próximo dia 17:

Nova decoração do carro e novos patrocinadores!
BMW 2002 ALPINA #LA-92-86

Texto publicado na revista Topos & Clássicos
Autor: José Mota Freitas



Seguindo o mesmo esquema que temos apresentado nas últimas edições da T&C, vamos hoje fazer uma breve resenha fotográfica de um dos mais carismáticos automóveis que participaram nas provas de Velocidade portuguesas dos anos 60 e início de 70, desta vez o BMW 2002 Alpina #LA-92-86


G.P. ACP Granja do Marquês, Julho de 1969 (foto ACP)



PILOTO José Lampreia
FACTO J. Lampreia venceu a prova de Turismo (Grupos 2 a 5)
CURIOSIDADE Foi a estreia do BMW 2002 Alpina e nesse dia disputou-se a primeira prova de Grupo 1 em Portugal.

Circuito de Vila Real, Julho de 1969 (fotos Rui Bevilacqua)




PILOTO José Lampreia
FACTO Esta prova (vitória de Lampreia) serviu de apoio às famosas “6 Horas de Vila Real”, ganhas pela dupla Piper - Craft em Porsche 908.
CURIOSIDADE Em 2ª posição ficou Christian Melville a apenas 6 décimas de segundo. Houve até quem na altura pusesse em causa o resultado final, já que ambos os carros pertenciam à mesma equipa…

IV Circuito Granja do Marquês, Julho de 1969 (foto Rui Bevilacqua)


PILOTO José Lampreia
FACTO Mais uma vitória do 2002 Alpina, em 2º ficou (novamente) Melville e o 3º foi Fernando Baptista em Austin Cooper S.
CURIOSIDADE Neste meeting, Giselle Barbosa Araújo foi a primeira mulher a comandar uma prova de Velocidade em Portugal.

Circuito de Montes Claros, Agosto de 1969 (fotos Rui Bevilacqua e col. E. Neves)



PILOTO José Lampreia
FACTO 1º Lampreia, 2º Ernesto Neves (Escort), 3º Domingos Sá Nogueira (Morris)
CURIOSIDADE O 7º classificado da prova de GT Desporto e Protótipos, foi “Casteliano Júnior”, ao volante do Ferrari 250 GT que havia pertencido a Horácio de Macedo … já retirado das competições há 5 anos…

Circuito de Vila do Conde, Agosto de 1969 (foto Jorge Tavares)


PILOTO José Lampreia
FACTO Lampreia venceu e o 2º classificado foi António Peixinho, que assim obteve a melhor classificação da época com o Ford Escort Twin Cam.
CURIOSIDADE Lampreia bateu o recorde da categoria em Vila do Conde, fazendo o tempo de 1.19.91. Note-se que o traçado na altura não fazia ainda a Curva do Praia Azul, mas sim a chamada “Curva do Judeu”, alguns metros mais à frente …

Rampa da Pena, Outubro de 1969 (foto Rui Bevilacqua)


PILOTO José Lampreia
FACTO José Lampreia foi o 6º da Geral e 1º do seu Grupo.
CURIOSIDADE A prova foi este ano disputada de noite e o vencedor à Geral (e com novo recorde do traçado) foi Carlos Santos em Porsche Carrera 6…

Circuito de Vila Real, Julho de 1970 (foto ACP)


PILOTO José Lampreia
FACTO Lampreia desistiu com avaria à 2ª volta, quando comandava a prova…
CURIOSIDADE A principal prova do programa de Vila Real foi este ano denominada de “500 Km de Vila Real”. Os vencedores foram os belgas Teddy Pillette e Taf Gosselin, no Lola T70 MK3 do Team VDS.

Circuito de Montes Claros, Julho de 1971 (foto Mundo Motorizado)


PILOTO António Borges
FACTO António Borges foi o 3º classificado nesta prova (a 2ª que fez com o 2002 Alpina), o que foi sem dúvida um excelente resultado, já que ainda no ano anterior era ainda um Iniciado (fora Campeão Nacional de Iniciados em 1970).
CURIOSIDADE Neste Circuito disputou-se a primeira prova de “Troféu” em Portugal, com a disputa de uma prova só para automóveis Datsun 1200. O vencedor foi um surpreendente Manuel Lopes Gião, seguido de “Dino” e António Carlos Oliveira.

PROVA Circuito de Vila do Conde, Agosto de 1971 (foto ACP)


PILOTO António Borges
FACTO Mais um pódio para Borges, 3º lugar, atrás de Francisco Santos (Escort RS) e Bastos Morais (Escort TC).
CURIOSIDADE O maior pólo de atracção desta prova foi sem dúvida o Fiat Abarth 1000 Corsa de Bacelar de Moura, que deu espectáculo enquanto andou em prova …

Circuito de Vila do Conde, Agosto de 1972 (foto J. Loureiro)



PILOTO António Borges
FACTO O favorito era Nicha Cabral no BMW da Trevauto, mas quem acabou por ganhar a “Taça Dr. José da Silva Ramos” foi António Borges…
CURIOSIDADE Foi a última vitória do BMW 2002 Alpina, agora já com o registo “LA-92-86”.

Circuito Nacional ACP – Estoril, Setembro de 1972 (foto Livro Nicha)


PILOTO António Borges
FACTO Borges desistiu com problemas mecânicos. Nicha Cabral foi o vencedor. Mas no fim do ano o Campeão Nacional seria Mário Gonçalves em Austin 1275 GT…
CURIOSIDADE Segundo rezam as crónicas, e dada a pouca afluência de público, as provas do Circuito Nacional do ACP, foram “Corridas para bancadas vazias”…



RESULTADOS PRINCIPAIS - BMW 2002 Alpina #LA-92-86

JUL 69 J. LAMPREIA GP ACP GRANJA DO MARQUÊS 1º GP 2/5
JUL 69 J. LAMPREIA VILA REAL 1º GP 2/5
JUL 69 J. LAMPREIA IV CIRCUITO GRANJA DO MARQUÊS 1º GP 2/5
JUL 69 J. LAMPREIA 6 HORAS GRANJA DO MARQUÊS 4º
AGO 69 J. LAMPREIA MONTES CLAROS 1º GP 2/5
AGO 69 J. LAMPREIA VILA DO CONDE 1º GP 2/5
OUT 69 J. LAMPREIA RAMPA DA PENA 1º GP 2/5
OUT 69 J. LAMPREIA RAMPA DA PENA 1º GP 2/5
NOV 69 J. LAMPREIA RAMPA DE MONSANTO 1º GP 2/5
1969 J. LAMPREIA CAMPEÃO NACIONAL
ABR 70 J. LAMPREIA RAMPA DA PENA 1º GP 2
NOV 71 A. BORGES RAMPA DE MONSANTO 1º GP 2
JUL 72 A. BORGES RAMPA DE MONSANTO 3º GP 2
AGO 71 A. BORGES VILA DO CONDE 3º GP 2
JUN 72 A. BORGES RAMPA DA COVILHÂ 3º GP 2
AGO 72 A. BORGES VILA DO CONDE 1º GP 2