Um dos factos mais interessantes da hitória das mecânicas Mini aconteceu em 1966, quando um Mini Marcos (270 DGJ), equipado com um motor BMC "serie A" de 1293 cc, conseguiu atingir o final das 24 horas de Le Mans, classificando-se na 15ª (e última...) posição.
O carro, inscrito pelo agente Austin em Paris J.P. Richard, foi pilotado pela dupla constituída pelo conhecido (posteriormente...) Claude Ballot-Léna e Jean Louis Marnat o melhor piloto francês de Minis de sempre.
A carrocaria e a mecânica foram fornecidas pelo departamento de competição da BMC, mas o carro, já que a fábrica temia um abandono que poderia prejudicar a imagem da marca, foi inscrito pelos franceses, o que fez com que não pudesse vencer o trofeu destinado ao "melhor carro inglês"...
Marnat e Ballot-Léna, fizeram 258 voltas ao traçado de La Sarthe, exactamente menos 102 (!) do que a dupla vencedora, Chris Amon e Bruce McLaren, no Ford GT40 MKII, mas a incrível média de 144,350 Km/h que coseguiram, fez com que este pequeno carro de fibra entrasse para a história do automobilismo...





EM 27 DE ABRIL, O MESMO CARRO HAVIA JÁ PARTICIPADO NOS 1000 KM DE MONZA, COM A DUPLA CONSTITUÍDA POR MARNAT E JEAN PIERRE JABOUILLE AO VOLANTE. AQUI O VEMOS A ENTRAR NA "SOPRAELEVATTA"...

IMAGENS RETIRADAS DE http://www.minimarcos.org.uk/sport/lm66bd/index.html