MORRIS COOPER S
“LE-83-51”, UM CARRO COM HISTÓRIA
Texto de JMF * -
Fotos de José Boiça e
Jornal dos Clássicos
Fotos de José Boiça e
Jornal dos Clássicos
Nascido em 1965, o Morris Cooper S
MKI de José Boiça, da Maia, é um automóvel cuja história desportiva seguramente
já merecerá ser contada.
Em 1968 venceu o Critério Nacional
de Perícias pelas mãos de Rui Costa, piloto que na altura com ele fez também
outras provas, incluindo Rampas.
Posteriormente foi propriedade do
conhecido Manuel Serrão, que com ele disputou algumas provas de Regularidade
Histórica.
Seguidamente pertenceu a José
Carlos Beirão Amaral da Covilhã. O carro estava à venda por este em 1998, tendo
provavelmente sido nessa altura vendido ao piloto da Marinha Grande Rui Costa,
que juntamente com o consagrado piloto de Clássicos Fernando Soares (FS
Automóveis), o negociou com o seu actual dono.
Mas antes, no ano de 1998, o
“LE-83-51” venceu o “Critério nacional Mini”, organizado por José Carlos Amaral
e Armando Mingote, que contava com 4 provas disputadas na zona Centro de
Portugal. O seu piloto foi nessa altura António Carvalho Dias. Saliente-se que
atrás de Carvalho Dias no referido Troféu, ficaram nomes consagrados do nosso
automobilismo como o próprio Fernando Soares, Albino Abrantes ou Jorge Malhão.
Em 2005, já propriedade de José Boiça,
o carro esteve exposto no salão da Exponor AutoClássico, no stand do Clube Mini
de Portugal, tendo em 2009 estado em Braga, num dos Circuitos integrados no
Nacional de Clássicos, exposto na tenda da Associação de Pilotos (ANPAC) a
convite da mesma e como representante do ícone “Mini Clássico”.
Em Junho de 2009 classificou-se em
2ª posição numa prova de regularidade desportiva, disputada em Espinho e que
contou com a presença de cerca de 50 concorrentes.
“LE-83-51”, um Mini com história,
hoje muito bem entregue a José Boiça, entusiasta e aficionado dos automóveis
Clássicos e da história do automobilismo, português.
* Com José Boiça