16 de março de 2006





RAMPA DA SRª DA GRAÇA

A prova seguinte foi a Rampa da Srª da Graça, disputada em Julho de 2003 . Esta Rampa, disputada na região de Mondim de Basto, é um clássico do Nacional de Montanha e é uma prova que espero repetir um dia, pois tem um traçado muito interessante, não só a nível competitivo, como também paisagístico.
O carro foi por estrada, pois nesse tempo corria com pneus radiais e tinha seguro, vistoria e essas coisas.
Tive nesse fim-de-semama o apoio do pessoal do miniPT, o Francisco Santos Costa, o Vítor Vieira e o Nuno Mota (que é natural de Celorico de Basto), que, juntamente com o mecânico Narciso Almeida e o Nuno "taliban", levaram o carro às verificações técnicas.
A prova não me correu nada bem, pois estava nesse dia bastante nevoeiro e caía uma chuva "miudínha" que complicava bastante a vida a quem não conhecia bem o traçado do Monte Farinha, como eu.
Depois de duas subidas de treinos a "apalpar terreno", decidi andar mais depressa na 1ª subida de prova, mas ao fim de 1 km, e provavelmente devido a problemas de embraiagem, o carro fica desengatado e as mudanças não entram! Parei, conformado com a desistência e o atrelado da organização foi buscar-me. O veridicto do Narciso foi rápido: "disco de embraigaem partido"!
Assim acabou aquela que foi a minha única, até agora, experiência em provas de Montanha.
Gostei da sensação de liberdade e de luta contra nós próprios e contra o cronómetro que caracterizam as subidas de uma Rampa, mas por outro lado também percebi, que sem se treinar bem, não é facil obterem-se boas performances. O vencedor nesse dia foi o Ford Escort BDA de António Nogueira, numa jornada que também ficou marcada pelo capotanço de Fernando Carneiro numa das subidas de treinos...