17 de outubro de 2008

MINI MARCOS 1966 - LE MANS

Um dos factos mais interessantes da hitória das mecânicas Mini aconteceu em 1966, quando um Mini Marcos (270 DGJ), equipado com um motor BMC "serie A" de 1293 cc, conseguiu atingir o final das 24 horas de Le Mans, classificando-se na 15ª (e última...) posição.
O carro, inscrito pelo agente Austin em Paris J.P. Richard, foi pilotado pela dupla constituída pelo conhecido (posteriormente...) Claude Ballot-Léna e Jean Louis Marnat o melhor piloto francês de Minis de sempre.
A carrocaria e a mecânica foram fornecidas pelo departamento de competição da BMC, mas o carro, já que a fábrica temia um abandono que poderia prejudicar a imagem da marca, foi inscrito pelos franceses, o que fez com que não pudesse vencer o trofeu destinado ao "melhor carro inglês"...
Marnat e Ballot-Léna, fizeram 258 voltas ao traçado de La Sarthe, exactamente menos 102 (!) do que a dupla vencedora, Chris Amon e Bruce McLaren, no Ford GT40 MKII, mas a incrível média de 144,350 Km/h que coseguiram, fez com que este pequeno carro de fibra entrasse para a história do automobilismo...







EM 27 DE ABRIL, O MESMO CARRO HAVIA JÁ PARTICIPADO NOS 1000 KM DE MONZA, COM A DUPLA CONSTITUÍDA POR MARNAT E JEAN PIERRE JABOUILLE AO VOLANTE. AQUI O VEMOS A ENTRAR NA "SOPRAELEVATTA"...




IMAGENS RETIRADAS DE http://www.minimarcos.org.uk/sport/lm66bd/index.html