ENTREVISTA PUBLICADA EM
www.velocidadeonline.co.pt
João Raposo
Nome : José António Mota Freitas
Local de Nascimento : Porto
Local de Residência: Viana do Castelo
Profissão : Médico Patologista Clínico
Hobbies:
Clubes Preferidos : Estrela e Vigorosa Sport e Juventude de Viana
Bebidas preferidas : Depende da ocasião …
Ídolo da juventude : Elford, Larrousse, Rindt, Fittipaldi, … e António Barros.
Falando de mulheres quais prefere : brancas, louras, de cor, orientais : Morenas…
Patrocinadores que teve na época de 2008: Aquaquímica, SinAse, Equipe Classics, All 4 Mini, Viana Chapa, Auto Álvaro Araújo, Mini Restauro - A. Santos, Delight Media & Camera Works, Vianalube
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QUESTÕES
1ª Qual o balanço da época de 2008?
Apenas participei na prova do Algarve e creio que cumpri os objectivos a que me propunha, já que, atendendo ao período de paragem de praticamente 18 meses estava bastante destreinado, podendo dizer que só no final da 2ª corrida me encontrava suficiente readaptado e aí sim … pronto para começar!
Os resultados não foram nada de especial, um 18º e um 15º lugares (entre 27 concorrentes), mas o carro e o piloto vieram direitinhos para casa e prontos para outra. O rapport utilizado, muito curto, também não ajudou muito, já que sendo bom para Rampas ou para pistas como Braga ou a Boavista, não é o mais adequado a traçados como o Estoril ou Portimão.
2º Quais os planos para 2009?
Realizar 4 provas (jornadas duplas) do CPC 1300 e pontuar para o campeonato. Quero também disputar o Mini Challenge que se disputará em 3 das 4 provas que penso fazer.
Vou fazer um esforço pessoal nesse sentido já que este ano de 2009 será certamente o meu último ano como “piloto”, pois esta actividade tira-me muito tempo da minha vida profissional, e o facto é que praticamente sou eu quem trata de toda a logística e, apesar da boa vontade de alguns amigos/patrocinadores/parceiros, sou também eu quem paga todas as despesas, e assim, a partir de 2010, espero ter o carro bem guardado na garagem e tirá-lo esporadicamente de lá para fazer uns track-days com os amigos, ou alguma prova de características muito especiais…
3º Que acha da actual situação do nosso automobilismo em Portugal e mesma a nível mundial? Na sua opinião, o que é que de poderá fazer para poder ainda um maior desenvolvimento à modalidade, quer a nível interno, quer a nível externo?
Sem dúvida um maior envolvimento dos clubes organizadores, já que com um pouco mais de imaginação poderão criar bons espectáculos para o público e atrair novos concorrentes e patrocinadores. Um bom exemplo nesta área tem sido o ACDME que tem mostrado uma abertura um interesse no bem-estar dos participantes bem acima da média…
4º Quais as pistas / provas de rampa que mais e menos gosta, e porquê?
Gosto da pista de Braga e espero conhecer em 2009 o Estoril e Vila Real. Da Boavista não gosto muito e como já lá corri 2 vezes, em 2009 vou finalmente poder ver as provas na bancada como toda a gente e deixar a pista para os outros…
As rampas também me parecem provas interessantes, mas necessitam de muito treino e um bom conhecimento das estradas, para que se possam realizar boas subidas e bons tempos.
Mas gostava, por exemplo, um dia de fazer a Rampa da Serra da Estrela, ou a Falperra, isto se a prova de Braga se voltar a realizar…
5º Fale-nos um pouco do carro que conduz, nos limites permite e tolera erros?
O meu Mini tem uma qualidade muito importante que é o facto de curvar muito bem. Na recta há muitos que me passam, até porque o meu rapport é muito curto, mas nas curvas o meu carro é sem dúvida um exemplar muito acima da média…
6º Quando está a entrar para o seu carro, em que está a pensar?
Estou a pensar na família, nos filhos, etc., como toda a gente, mas também no gozo que me dá estar ali naquela grelha e a gozar aquele momento único…
7º É supersticioso quanto corre? Tem algum ritual, que pensa que lhe pode dar mais sorte para a corrida?
Não…
8º Tem alguma história engraçada na sua carreira como piloto, que nos queira contar
Vou contar um episódio que agora é dado como divertido, mas na altura não o foi nada…
No dia 25 de Abril de 2004 corri no Circuito de Braga e fiquei inesperadamente em 3º lugar entre os Históricos de 71. Chamaram-me ao pódio e recebi a taça referente a essa posição. Entretanto, resolveram desclassificar-me devido a ter no carro menos 6 quilos do que o permitido!
De facto, nessa altura toda a gente em Portugal corria convencida de que o peso mínimo dos Minis de Grupo 2 era 620 quilos, mas de facto eram os 651 permitidos pela ficha de homologação. Ora o meu carro tinha 646 Kg … mas era o mais pesado entre todos os Minis participantes nessa prova! Mas como só eu fui ao pódio…
O mais curioso é que na semana anterior tinham sido pesados vários Minis numa Rampa e todos se saíram bem com os seus cerca de 620 quilos… e eu até tinha já encomendado material em fibra para baixar o peso do carro, já que o mesmo estava, pensava eu, “muito pesado”…
Felizmente que, apesar de desclassificado na prova, não me foi instaurado nenhum processo disciplinar nem me foi aplicada nenhuma multa, pois facilmente todos os delegados desportivos e técnicos da FPAK se aperceberam da minha boa fé…
9º Ao longo da sua carreira como piloto, já teve alguns momentos difíceis em pista, pode-nos falar dos mesmos, e como solucionou os mesmos?
O momento mais complicado foi sem dúvida o acidente na Rampa do Caramulo de 2007. Tudo se passou numa fracção de segundo e o facto é que o carro ficou um pouco maltratado mas eu não me magoei nada. Mas, se tivesse batido um metro mais atrás, já não haveria rail e eu teria caído pelo monte abaixo…
10º Já correu no novo autódromo no Algarve em Portimão? Qual a sua opinião?
Sim já corri, tem um traçado muito interessante, mas difícil de fixar. E tem boas escapatórias, o que é importante em termos de segurança. Mas, sinceramente, parece-me com poucas possibilidades de servir para um GP de Formula 1, pois achei-o um pouco perigoso para monolugares…
11º Pensa que a utilização do sistema de segurança individual Hans, vai ser benéfico para todos os pilotos? Não acha o seu preço exagerado?
A obrigatoriedade do HANS foi adiada um ano. Creio que foi bom para os pilotos porque em tempo de crise era um grande investimento a ser feito, mas por outro lado fico apreensivo com este adiamento, pois acho que se o HANS é importante para melhorar a segurança dos pilotos, então o mesmo deveria ser incentivado doutra forma, por exemplo, abatendo parte do seu preço nas licenças de pilotos e nas inscrições das provas…
12º No seu ponto de vista, acha que a nossa entidade federativa, ao longo da época deveria estar mais atenta ao comportamento em pista de certos pilotos, para além de observar o desempenho de alguns carros, e que os mesmos deveriam ser inspeccionados, para ver se estavam legais?
Claro que deveriam ser feitas inspecções aleatórias para verificação de carros, até para desincentivar a ilegalidade, vamos ver o acontece em 2009…
13º Por vezes fala-se nos bastidores da falta de desportivismo por parte de certos pilotos em pista. Acha que isto existe? Que medidas a entidade federativa deveria tomar para acabar com este tipo de situações?
Da minha parte, não tenho nada a apontar contra nenhum dos pilotos com quem corri e que disputam o CNCV 1300, pois todos se têm comportado com o maior respeito e desportivismo, desde os mais rápidos e envolvidos nos campeonatos, até aos do fundo da tabela e que correm por mero divertimento…
14º Tem planos para correr fora de Portugal?
Não, já corri em Jarama em 2004 no Madrid Historic Festival, agora gostava de ir ao Le Mans Classic de 2010, mas isso decerto que ficará para a “realidade virtual”…
15º Que pensa da actual situação do Mundial de Ralis, Fórmula 1 e Mundial de Turismo?
Creio que a Formula 1 deu passos positivos e a época de 2009 irá ter carros muito mais bonitos (os mais bonitos dos últimos anos), provas mais disputadas e mais ultrapassagens. O Mundial de Turismo tem provas muito interessantes, mas infelizmente os carros são só de 3 marcas diferentes o que lhe retira um pouco de interesse. Nos Ralis, acho que as provas são muito curtas, têm poucas classificativas, e também não concordo com as novas regras que permitem a carros que abandonem num dia regressem no dia seguinte …
16º Que solução apresenta-nos para trazer a TV para as provas de automobilismo em Portugal?
Não sei. Mas decerto que o público em casa vibraria bastante com uma transmissão em directo de provas de Clássicos directamente da Boavista ou de Vila Real, disso não tenho dúvidas!
17º Pensa que os pilotos portugueses que correm fora de Portugal, em 2009 poderão fazer uma boa época ?
Sim, nomes como Tiago Monteiro, Pedro Lamy, Filipe Albuquerque, Armando Parente, Manuel Gião, Pedro Couceiro, Mário Silva, Ni Amorim, Miguel Ramos, Pais do Amaral e João Barbosa, entre outros, decerto deixarão bem alto as cores portuguesas nas pistas internacionais…
18º Acha que em Portugal deveria haver mais pistas em circuitos citadinos, como por exemplo os casos de Vila Real e Boavista?
Acho que estas duas chegam, pois não me parece que haja “mercado” para mais. Tenho pena que a Granja do Marquês tenha sido utilizada apenas esporadicamente em 2007, pois é o traçado, entre todos, que apresenta melhores condições de visibilidade para o público…
19º Acha que o circuito da Boavista se deveria realizar todos os anos?
Não, creio que de 2 em 2 anos é o ideal para criar “saudades” nos pilotos e público…
20º No seu ponto de vista, que cidades em Portugal estariam aptas a poder ter uma pista citadina, como foi no passado Vila de Conde?
É difícil, mas se se conseguem fazer corridas na pista da Boavista, conseguem de certeza fazer-se em qualquer lado, basta haver empenho e vontade…
21º Quais os seus objectivos desportivos para a época de 2009?
Ficar o melhor classificado possível entre os Históricos de 71 e melhorar os meus tempos por volta. E terminar as provas com o carro intacto…
22ª Acha que a crise financeira que apanha Portugal, já chegou ao final?
Não, ao que sei infelizmente ainda está no seu começo, creio que os tempos piores ainda estão para vir a médio prazo, por isso … há que aproveitar enquanto podemos!
23ª É a favor de ressuscitarem o antigo Troféu Datsun 1200 e os Minis?
Não, acho que são competições que não terão hipóteses de se voltar a realizar, no caso dos Datsun porque os carros estão todos transformados para Grupo 2, no caso dos Minis porque são caros demais para se adquirirem e depois “estragar” em corridas…
Creio que carros tipo Uno ou Punto aparecem hoje em grande quantidade a em preços baixo, e por isso creio que é neste tipo e carros que se deverá apostar para troféus baratos monomarca…
24ª Por último o que acha do nosso site www.velocidadeonline.com ? Pensa que consegue fazer a diferença na velocidade?
Sou um leitor diário deste site, pois consegue apresentar notícias inesperadas e diferentes de todos os outros sites, e é sem dúvida um dos que dá mais apoio aos pilotos portugueses amadores, publicando geralmente muitas e variadas fotos em todas as provas dos campeonatos nacionais.