GENTLEMAN DRIVERS CHANGING GEARS
BRAGA, 19 DE FEVEREIRO DE 2011
Em mais uma iniciativa do ClubRacing o evento" Gentleman Drivers Changing Gears" regressou a Braga no passado dia 19 de Fevereiro, tendo os níveis de participação e o interesse dos aficionados um registo idêntico aos dos anos anteriores, já que estiveram presentes cerca de 120 automóveis e o paddock encheu-se de aficionados (e aficionadas, note-se) do automobilismo.
Clássicos, Clássicos Contemporâneos, Clássicos de Competição, Formulas e Super-Desportivos Modernos partilharam, divididos por categorias, o Circuito Vasco Sameiro durante toda a tarde, tendo sido desta vez a principal atracção um grupo de monolugares de Fórmula Ford, que deu várias voltas de exibição à pista bracarense. Sem dúvida um bom aperitivo para o novo campeonato de “Single Seaters” que se irá realizar em 2011 e para o qual se anuncia a presença de um grande número de carros dos anos 70 e 80. Entre estes destaque-se a estreia em Braga do Royale RP 16 de Carlos Diniz e a presença, após completo restauro, do Rondeau do piloto famalicence Rodrigo Silva.
Da nossa parte aproveitamos para tirar o pó ao AX GTi ex. Mário Silva ...
Saliente-se também a presença do inédito “Ultima GTR”, um carro inspirado nos carros de competição com motor central que corriam nos Estados Unidos nos anos sessenta e setenta. Este GT inglês (vendido em kit), está equipado com um motor Chevrolet V8 de 5700cc e 535 cv.
Um Mini Protótipo da “Lusomotors” também deu nas vistas, devido ao seu aspecto agressivo.
Mas o interesse do GDCG não se ficou por aqui. Ainda dentro dos Clássicos de Competição, esteve presente o Lancia Delta Integrale (ex. Didier Auriol) de Francisco Sanches – Mário Sousa e o Alfa Romeo GTV6 2500 de Paulo Lopes Porto, um carro que Rufino Fontes conduziu entre 1985 e 1986 e que antes tinha pertencido à equipa semi-oficial do preparador Elio Imberti.
Entre os carros ou pilotos que por vezes participam nos campeonatos Nacionais, realcem-se as presenças, entre outros, de Nuno Pimenta e Miguel Rodrigues (Mini Seven), António Pereira (Austin Cooper S), Carlos Barbosa (BMW 323i), José Mota Freitas (Citroen AX GTi), Rui Ramalho (Honda Civic VTi), Rui Sanhudo (Lotus 61M e Unipower GTs), João Pedro Peixoto (Mini 1275 GT), Telmo Matos, Carlos Santos, Hélder Pimenta e Henrique Teixeira (Datsun 1200), Jorge Guimarães (Volvo 122) e Sérgio Teixeira (Porsche 924).
No entanto o GDCG não vive só da presença de pilotos federados, já que a adesão de participantes nas outras categorias foi também apreciável, embora ligeiramente inferior à dos anos anteriores (culpa da “crise” e do mau tempo…), sendo de realçar a presença massiva de automóveis Jaguar, Mini, BMW e outros Clássicos dos anos 70 e 80 e sobretudo dos homens do Clube Porsche, entre os quais se destaca o potente GT3 de Carlos Oliveira e o raro 964 “RS America" de Torres Silva.
Por seu lado, o carro mais antigo presente, era provavelmente o descapotável americano Ford Thunderbird (1955) de José Manuel Mota.
Notou-se também a inesperada presença de Rui Queirós como piloto, já que o conhecido designer e fotógrafo nortenho, conduziu desta vez e durante algumas voltas o Citroen AX GTi ex. Mário Silva.
O balanço final é positivo: tudo correu bem, os proventos deram para as despesas, não houve quaisquer acidentes a registar, as pessoas divertiram-se. Gentleman Drivers Changing Gears, uma festa do automobilismo idealizada e organizada por Rui Sanhudo, e que tem o condão de, pelo menos uma vez por ano, encher de público o Autódromo Vasco Sameiro…