GARAGEM AURORA FESTIVAL OF SPEED
Após os sucessos “Gentlemen Drivers Changing Gears” e “Circuito de Vila do Conde Revival”, Rui Sanhudo (juntamente com o CAM) deu desta vez o nome a um novo evento de automóveis desportivos e históricos denominado “Garagem Aurora Festival of Speed”, onde se pretendia organizar um track day alusivo a um nome mítico do automobilismo nacional, a Garagem Aurora de Mestre Eduardo Santos.
Claro que, e quase a pedido dos participantes, o evento rapidamente se transformou e se foi tornando numa verdadeira homenagem a um dos maiores preparadores do automobilismo das últimas 5 décadas, o motor de uma oficina por onde passaram pilotos como Carlos Santos (Pai e filho), António Barros (Pai e filho), Miguel de Lacerda, Rui Cavagnac, Robert Giannone, Mané Nogueira Pinto e muitos outros, sem esquecer, agora lembrando os seus dotes de construtor, as suas fabulosas criações Porsche Aurora e os Fórmula Vê “Aurora” que conseguiram o Título Nacional da especialidade em 1972 pelas mãos de Miguel de Lacerda.
No dia 29 de Outubro, cerca de 110 automóveis, quase metade dos quais da marca Porsche, evoluíram durante toda a tarde no Circuito Vasco Sameiro, havendo lugar para todos, desde os mais pacatos Clássicos de estrada até aos Superdesportivos modernos, passando pelos Clássicos de competição até aos Monolugares, que compareceram em grande número para gáudio de todos os presentes, que como é habitual neste tipo de eventos, encheram o paddock do autódromo de Braga.
O ponto alto da tarde foi a presença do Surtees TS9S de Fórmula 1 de Carlos Diniz, que deliciou todos os presentes com o maravilhoso “cantar” do Ford V8 Cosworth, sendo de salientar também a estreia da decoração de época no Olympic Vê de Paulo Lopes Porto, a presença do Alfa Romeo GTV6 “Luigi” ex. Rufino Fontes e também do Sierra RS500 ex. Ni Amorim, agora pertença de Luís Barros.
Entre pilotos actuais e antigos que foram vistos por Braga, refiram-se os dos Grandes Carlos Gaspar e Miguel de Lacerda, e também de João Baptista, Carlos Filipe Santos, Domingos Sousa Coutinho, José Manuel Castro, Fernando Carneiro, Rui Macedo Silva, Rodrigo Silva, José Silva, Adélio Machado, Ricardo Pereira de Sousa, Luís Gomes, José Luís Moura, Henrique Teixeira, João Rodrigues, Fernando Charais, Pedro Charais, João Paulo Matos, Campos Costa, Martine Pereira, Tiago Brandão, Renata Parente e João Pedro Peixoto, entre muitos outros.
Alguns aproveitaram mesmo para afinar as suas máquinas para que tudo corra pelo melhor na prova a disputar dentro de 3 semanas na mesma pista a contar para os Campeonatos Nacionais.
O Clube Porsche 356 trouxe uma dezena de belos automóveis e também os nossos vizinhos da Galiza participaram em massa nesta homenagem ao Mestre Eduardo Santos, que culminou com a série final denominada “Mestre Eduardo Revival”, onde puderam rodar todos os convidados em ritmo alto com as suas máquinas de eleição.
Esperemos pelas próximas organizações do ClubRacing de Rui Sanhudo, que conseguiu mais uma vez provar que eventos bem pensados e organizados com saber e dedicação, conseguem melhor do que muitas competições federadas encher de público uma pista, e fazer com que centenas de aficionados passem uma tarde nos automóveis com prazer e custos razoáveis.