“ A TÁCTICA DE ALAN MANN”…
No Campeonato Europeu de Turismo
de 1964, antes da última corrida a disputar em Monza, a classificação estava
empatada entre o Morris Cooper S 970 oficial de Warwick Banks, o Lotus Cortina
de John Whitmore (ex. piloto BMC da equipa de John Cooper) e o BMW 1800 TI
de Hubert Hahne.
A Táctica
apresentada nessa prova de Monza foi de génio e aventureiro.
O Anglia tinha mais peso que o BMC Cooper S, e menos 5 bhp na preparação que
J. Young da Superspeed tinha elaborado no carro, mas tinha a certeza de
um melhor coeficiente aerodinâmico que o Mini Cooper S.
Na corrida apresentou
uma estratégia fora de série: O Lotus de Whitmore ia fazer de lebre para a vitória
na geral e o segundo Lotus Cortina entregue ao experiente Henry Taylor ia levar
“de boleia” o Anglia de Craft para aproveitar o cone de ar, ou seja o famoso “sliptstream”.
A verdade é que o Anglia funcionava como um “rocket” e já levava uma volta de avanço sob o Warwick Banks, isto tudo contra a revolta de Ken Tyrrel, então o responsável da equipe oficial da BMC no campeonato, que alegava que a estratégia usada era “ilegal e imoral”.
Tudo corria bem para a equipa de A.
Mann, apesar da desistência de “Sir” John Whitmore, o BMW tinha igualmente
partido, quando, na última volta ao fim de 4 horas de corrida, o
Ford Anglia de Chris Craft encosta na berma da pista com falta … de gasolina
(!). Tendo feito uma volta mais que Banks, como não cortou a linha de chegada, a vitória na classe vai para o W. Banks, até merecida pela época que
tinha realizado. Até John Young que liderava Banks no Anglia 1220
para ao ver Craft em problemas, perdendo assim o quarto lugar mas mesmo
assim vencendo a classe dos 1300.
Feitas as contas, no final Warwick
Banks é o campeão Europeu, por isso Whitmore e também o alemão H. Hahne têm de se contentar
com a vitoria de Grupo, e Ken Tyrrell estava exuberante após 3 horas e 55
minutos de sofrimento e protesto…
http://homepage.mac.com/frank_de_jong/Races/1964%20Monza.html