ARMANDO ALMEIDA - O MAGO DOS MINIS
Temos falado muito aqui de Minis (o que não admira...) e de muitos dos grandes pilotos que os conduziram.
Mas hoje vamos mostrar imagens daquele que foi o grande responsavel pelas "bombas" Mini que sairam das oficinas da J.J.Gonçalves na Rua do Heroísmo, no Porto.
De facto, Armando de Almeida foi o responsavel pela preparação dos Cooper S e 1275 GT de nomes como Fernando Baptista, Mário e Rui Gonçalves, Pedro Meireles, Xanato, Miguel Correia e muitos outros. Foi ele que inventou a transformação feita em 1969 ao Austin Cooper S de Fernando Baptista, colocando "...dois carburadores Weber duplos de 45 mm e dois SU de vácuo constante de polegada e meia, montados em derivação e com uma tomada de ar dinâmica na frente do automóvel. Ou seja, dois SU sopram para dentro dos Weber, e estes, por sua vez, para dentro do colector de admissão..."
As fotos são de 1972. Ei-lo, tratando do 1275 GT que pouco tempo antes lhe havia dado a alegria de vencer "à Geral" o Rali Targa, conduzido pelas mãos da jovem dupla, Rui Gonçalves - João Baptista.