31 de outubro de 2009

VILA REAL 1970
CORRIDA DE TURISMO ESPECIAL


Não foi uma prova muito concorrida, pois apenas alinharam 12 concorrentes, mas a animação durante as 20 voltas percorridas foi constante, tendo os 2º e 3º classificados, respectivamente Francisco Santos e Fernando Baptista, terminado separados por apenas 7 décimas de segundo...

A grelha de partida, que foi formada do seguinte modo:

1ª linha
Ernesto Neves (Escort), José Lampreia (BMW) e Francisco Santos (Escort)
2ª linha
Fernando Baptista (Mini) e Miguel Correia (BMW)
3ª linha
Honorato Filipe (Mini), Burnay Bastos (Mini) e Bastos Morais (Escort)
4ª linha
Mike Garton (Mini) e Manuel Frederico do Souto (Mini)
5ª linha
Eduardo Cid (Cortina GT) e Artur Passanha (Escort GT)

- Bastos Morais alinhou com o Escort TC ex. Francisco Santos em 1969
- Francisco Santos passou para o Escort TC "Willment" (IB-90-99) utilizado por António Peixinho na época anterior.
- Burnay Bastos alinhou no habitual Morris Cooper S branco (EC-57-25) de Heitor de Morais


(foto: Livro de Carlos Guerra, Edições Vintage, 2004)

Esta foto, tirada logo a seguir à partida, foi publicada no Jornal Motor. Na frente vem o BMW Alpina de Lampreia, mas o futuro vencedor, Ernesto Neves, está também muito bem colocado. Em 3º lugar vem o Austin Cooper S de Fernando Baptista. Francisco Santos fez uma má partida e afundou-se na classificação...



Outra foto, tirada alguns instantes após a anterior e publicada na revista "Flama". Apesar de parcialmente cobertos pelo jornalista Augusto Vilela, vêm-se perfeitamente os Minis de Honorato Filipe e Manuel Frederico do Souto, que aparecem à frente do BMW 2002 "Grahser" de Miguel Correia.
Mais atrás, reconhece-se um Mini com volante à direita, o do inglês Mike Garton. Garton fez também equipa com Roger Heavens na prova de Sport-Protóipos, tendo a dupla britânica terminado em 5ª posição, ao volante do Chevron B8. Curiosamente, Garton e Heavens viajaram desde Inglaterra ao volante deste Mini Cooper S, tendo os mecânicos trazido pela estrada o atrelado com o Chevron.
Ao que parece, o prémio de alinhar com o Mini deu para pagar as despesas de deslocação e estadia de ambos os pilotos e dos mecânicos, por isso valeu a pena...



A descrição da prova, copiada da revista "Mundo Motorizado"



José Luís Novais mostra a bandeira de xadrez ao vencedor, Ernesto Neves, já a noite se havia instalado em Vila Real...



Classificação final
1º Ernesto Neves (Ford Escort TC),
2º Francisco Santos (Ford Escort TC)
3º Fernando Baptista (Austin Cooper S)
4º Honorato Filipe (Morris Cooper S)
5º Bastos Morais (Ford Escort TC)
6º Manuel Frederico do Souto (Austin Cooper S)
7º Mike Garton (Austin Cooper S)
Restantes concorrentes ou não clasificados ou abandonaram