AUTHI E OS MINI ESPANHÓIS
A sociedade AUTHI SA (Automobiles de
Turismo Hispano Ingleses) foi fundada em 1966, tendo o primeiro Mini saído da
fábrica de Landaben (perto de Pamplona) em Outubro de 1968.
Em Espanha, como em todo o lado, o
Mini era o automóvel mais utilizado em provas automobilísticas nos anos 60.
Foram vários os pilotos espanhóis que guiaram minis da AUTHI, havendo também
alguns privilegiados que podiam possuir Cooper S ingleses. Entre estes, o mais
famoso terá sido o catalão José Maria Juncadella, que conseguiu a representação
para da Cooper Car Co. para Espanha
através da sua equipa a Movi. Aliás os seus carros estavam pintados de amarelo
com faixas pretas, isto é, eram iguais aos da equipa inglesa Cooper/Britax de
1969.
Curiosamente o carro de Juncadella
(assim como o de muitos outros pilotos espanhóis) era preparado em Portugal por
Jaime Nunes Rodrigues. Outro catalão, Miquell Brunells, piloto e mecânico da
Movi, fazia maravilhas com um AUTHI 1275 C (“C” de Cooper…), batendo frequentemente
carros como os Porsche 911 e Alpine A 110 nas rampas espanholas. Foi um dos
primeiros homens a correr na célebre Escuderia
Montjuich. Outra equipa importante era a Me-Pre de Madrid, que fazia correr AUTHI, desde os modelos de 850
cc até aos 1300. Os nomes mais sonantes desta equipa eram o conhecido António
Albacete (piloto/preparador), que chegou a conduzir um Mini Protótipo e Pedro Deike.
Na equipa Hispakart (sediada em Valência)
do mecânico António Lopez destacaram-se pilotos como Pedro Puche e
especialmente Jaime Sanz de Madrid (o mesmo do diabólico NSU TT da Spiess).
Sabendo da imagem desportiva que o
mini desfrutava entre os jovens, a própria fábrica criou uma equipa para
participar no Nacional de Ralis de 1974. Os pilotos escolhidos foram o
conhecido Correcaminos e Yolanda, isto é Simoneta Garih, uma
jovem que ganharia nesse ano o campeonato feminino.
Em Portugal o único AUTHI que
participou em provas de velocidade foi o 1275 C de Carlos Antão que participou em
corridas de Grupo 5, tendo mesmo ensaiado a montagem de um Turbo no seu mini,
mas sem grande sucesso, apesar de um 2º lugar em Vila do Conde 1979.
Imagens retiradas do grupo do Facebook
" MINIS ESPAÑOLES DE COMPETICION"