Circuito da Primavera, Braga
JUNHO DE 2017
Fotos
de RacPhotosport e Rui Queirós
Para preparar a participação no Circuito de
Vila Real, resolvemos alinhar no Circuito da Primavera, organizado no Circuito
Vasco Sameiro pela Race Ready de Diogo Ferrão, que simpaticamente nos permitiu
correr como Convidado entre os Classic Super Stock.
O teste acabou por ser positivo, apesar de
terem surgido alguns problemas mecânicos que já estão identificados e serão
assim possíveis de resolver a tempo de Vila Real.
O carro estava parado há um ano, tendo sido feitas
algumas alterações na caixa de velocidades e, inesperadamente, com a alteração
do local e tipo da manete de mudanças, notamos uma má posição de condução, nada
confortável.
Utilizamos um jogo de pneus já antigos, em
Braga nunca se metem pneus novos porque o piso é extremamente abrasivo, mas fomos
fazendo a nossa corrida de trás para a frente, embora com o carro a falhar em
4ª, e quando pensava que podia passar um adversário no final da reta da meta,
dei-lhe um toque devido a uma travagem mal calculada e sobretudo aos pneus Yokohama
não segurarem o Mini... fiquei triste porque o Hugo Názário não merecia sair de
Braga com a porta do Porsche 924 amachucada e também porque faço provas desde
2003 e nunca tinha dado um toque em nenhum adversário.
Na segunda corrida montei dois pneus novos à
frente (os outros ficaram “quadrados”) e melhorei o andamento, mas o motor
começou a engasgar em altas rotações e tive que abandonar, quando podia
perfeitamente ter terminado em 6º ou 7º lugar.
A verdade é que a cabeça de motor (que uso
desde 2006) não está em condições, já foi três vezes ao Rito a Braga para
reparar e não oferece segurança, por isso para Vila Real será montada a antiga
“made By Narciso Almeida”, a mesma cabeça que já esteve no Mini em Vila do
Conde 2003 e em Jarama 2004 e que não sendo tão elaborada como a que vinha
montando, poderá transmitir outra fiabilidade ao carro.
Mas nesta prova de Braga os principais
objetivos foram cumpridos: carro e piloto estavam parados há muito tempo e por
isso era preciso treinar, rodar e experimentar o carro.
Obrigado ao Luís Miguel
Martelo, um estudioso da mecânica dos
Minis, pelo apoio que deu ao Sr. Cepeda e
a mim próprio antes e durante a prova e também ao Samuel Lima e ao Renato Costa da All4Mini, que foram impecáveis na permanente
disponibilidade em ajudar, mesmo a horas incómodas.
Obrigado também a todos os
patrocinadores e parceiros que nos permitem andar nestas “aventuras” das
corridas e aos amigos que apareceram no Domingo na nossa tenda, esses bons
momentos de convívio antes do stress das provas são o que de mais importante se
"leva" destas coisas.
Um abraço para todos