CARTAS DO COUGAR
“ A TÁCTICA DE ALAN MANN”…
No Campeonato Europeu de Turismo de 1964, antes da última corrida a disputar em Monza, a classificação estava empatada entre o Morris Cooper S 970 oficial de Warwick Banks, o Lotus Cortina de John Whitmore (ex. piloto BMC da equipa de John Cooper) e o BMW 1800 TI de Hubert Hahne.
Alan Mann, o responsável pela equipa Ford, para tentar tirar pontos aos BMC na sua classe, tem a ousadia de inscrever um Ford Anglia 997 para Chris Craft, bem conhecido dos Portugueses devido às excelentes prestações que desenvolveu em Vila Real.
A Táctica apresentada nessa prova de Monza foi de génio e aventureiro. O Anglia tinha mais peso que o BMC Cooper S, menos 5 bhp na preparação que J. Young da Superspeed tinha elaborado no carro, mas tinha a certeza de um melhor coeficiente aerodinâmico que o Mini Cooper S.
Na corrida apresentou uma estratégia fora de série: O Lotus de Whitmore ia fazer de lebre para a vitória na geral e o segundo Lotus Cortina entregue ao experiente Henry Taylor ia levar “de boleia” o Anglia de Craft para aproveitar o cone de ar, ou seja o famoso “sliptstream”.
A verdade é que o Anglia funcionava como um “rocket” e já levava uma volta de avanço sob o Warwick Banks, isto tudo contra a revolta de Ken Tyrrel, então o responsável da equipe oficial da BMC no campeonato, que alegava que a estratégia usada era “ilegal e imoral”.
Tudo corria bem para A. Mann, apesar da desistência de “Sir” John Whitmore, o BMW tinha igualmente partido, quando, na última volta ao fim de 4 horas de corrida, o Ford Anglia de Chris Craft encosta na berma da pista com falta … de gasolina (!). Tendo feito uma volta mais que Banks, como não cortou a linha de
chegada, a vitoria na classe vai para o W. Banks, até merecida pela época que tinha realizado. Até John Young que liderava Banks no Anglia 1220 para ao ver Craft em problemas, perdendo assim o quarto lugar mas mesmo assim vencendo a classe dos 1300.
Feitas as contas, no final Warwick Banks é o campeão Europeu, e Whitmore mais o alemão H. Hahne têm de se contentar com a vitoria de Grupo, e Ken Tyrrell estava exuberante após 3 horas e 55 minutos de sofrimento e protesto…
Texto de Luis Sousa "Cougar"
para ver mais sobre esta prova:
http://homepage.mac.com/frank_de_jong/Races/1964%20Monza.html