26 de fevereiro de 2010

CIRCUITO DE VILA DO CONDE REVIVAL
22 DE MAIO DE 2010



Foi hoje oficialmente apresentado no Castelo em Vila do Conde, o "Circuito de Vila do Conde Revival", evento que está marcado para o dia 22 de Maio e que já tinhan sido avançado pelo SportMotores.com no início do mês.

Organizado pelo Club Racing, com Rui Sanhudo como mentor, este evento pretende ser uma espécie de "Track day" bastante ligeiro, com a presença de veículos emblemáticos do extinto traçado da "Princesa do Ave".

Serão seis grupos de viaturas presentes, com entre 30 a 35 viaturas a compôr cada grupo. O programa arranca ao início da tarde com os Clássicos normais, veículos de estrada sem qualquer preparação. O grupo seguinte será o de clássicos modernos, onde os organizadores pretendem juntar veículos com 20 ou 30 anos, mas que representem um passado desportivo importante. Por fim teremos os desportivos modernos, sendo esta uma oportunidade para ver Ferraris, Lamborghinis contemporâneos, entre outros.

A partir de meio da tarde entramos nos clássicos de competição. O primeiro grupo destes será composto por veículos clássicos de modelos iguais aos que correram em Vila do Conde. O segundo grupo será uma reunião do maior numero possível de fórmulas existentes em Portugal, dos Formula V aos Fórmula Ford dos 70's e 80's, passando pelos Fórmulça Novis e Fórmula BMW. Esta reunião dos monolugares será o "Memorial Luis Fernandes", numa homenagem ao piloto que em 1972 faleceu no circuito, quando caiu no seu fórmula ao Rio Ave. Este memorial contará com a presença do filho do malogrado piloto, e contará ainda com a presença de Carlos Diniz no seu Fórmula 1 histórico.

O grupo que encerrará o programa, será o dos verdadeiros históricos do Circuito de Vila do Conde. A organização pretende reunior neste grupo os veículos que correram em Vila do Conde. Estão já confirmados o Ferrari 275 GTB de Aquiles de Brito, o GRD de Ernesto Neves o Volvo 240 Turbo de António Rodrigues ou o Citroen AX GTI ex. Mário Silva e ex. Sande e Castro vencedor por 5 vezes na pista de Vila do Conde.

Está assim prometido o regresso do roncar dos motores a Vila do Conde, com Rui Sanhudo a fazer questão de salientar que pretendem apenas homenagear o Circuito de Vila do Conde, criando uma tarde diferente e nostálgica. Não é nossa intenção trazer as corridas de volta, este é um evento que não é competitivo." Na tarde do dia 22 de Agosto as ruas que compunham o Circuito de Vila do Conde estarão fechadas ao trânsito e devidamente equipadas para garantir a pista livre.



adaptado de www.sportmotores.com