9 de abril de 2010

CIRCUITO BRAGA 1 – FIA ETCC
fotos Rui Queirós, Pedro Ferreira e João Raposo

Quando foi publicado o Calendário das provas da FPAK para 2010, logo decidi que participaria na primeira prova do CPC 1300 a disputar na pista de Braga, um traçado que bem conheço e uma jornada que tem (para mim) custos razoáveis, quando comparados com as grandes deslocações ao Estoril ou ao Algarve.



Entre os 40 inscritos no campeonato compareceram 21 pilotos, sendo 6 deles participantes na Classe de Históricos de 71, aquela onde me inseria directamente.
As verificações Técnicas e Documentais decorreram na 6ª feira, o que é mau para pilotos - trabalhadores como (quase) todos nós e nos obriga a faltar ao trabalho ou a tirar um dia de férias, mas desta vez se calhar tinha mesmo que ser mesmo assim, para que pudessem ser cumpridos os horários de televisão das provas internacionais do ETCC.



O carro estava “au point”, quase exactamente como terminou a época anterior, tendo sido apenas melhorado na parte de segurança, já que foi reforçado o roll-bar com duas barras laterais, um bom procedimento para aumentar a segurança do piloto em caso violento de embate lateral.
Desta vez comprei 2 pneus Dunlop Slick novos (o que já não acontecia desde 2007), mas reservei-os para a prova tendo realizado as duas sessões de treinos com os 4 pneus mais usados.
Consegui o 13º tempo na qualificação, nada mau, mas uma partida lançada demasiado cautelosa (e pouca adaptação aos pneus novos) fez-me perder logo algumas posições e algum tempo em relação aos meus mais directos adversários, o que no final se haveria de revelar crucial.




No entanto, fui melhorando o ritmo de andamento, e depois de passar o Jorge Lobo e o Emídio Pereira, passo a andar junto ao Mini de José Filipe Nogueira, e eis que na última volta estamos também “colados” ao Datsun da Renata Parente.




Vamos junto na recta interior e a Renata falha a trajectória da chicane sendo passada pelo JF Nogueira. Colo-me a ambos e fazemos a curva da parabólica praticamente “a 3”. No entanto e apesar de bem ter puxado a “2ª” não consegui passar nenhum dos meus 2 oponentes, tendo terminado a prova a 3 décimas da Renata e a 6 décimas do JFN. Resultado final: um bom 11º lugar e 4º entre os Históricos de 71.



Para a 2ª prova parto com vontade de melhorar a minha posição e apesar de também não ter feito uma grande partida, pelo menos desta vez não perdi tanto tempo para os meus adversários directos, e passo a Renata logo na 2ª ou 3ª volta.




Fico assim a pequena distância do José Fafiães, do JFN e do Fernando Becedas que está mesmo ao alcance de uma ultrapassagem. Mas na 6ª volta praticamente termina para todos a corrida, já que entra em pista o Safety Car e passa a rodar-se com bandeiras amarelas em toda a pista, graças ao óleo derramado pelo Datsun do João Carlos Torres na zona da Chicane.



E terminámos assim a prova em “fila indiana” à 11ª das 14 voltas previstas. O facto positivo é que o Tiago Brandão (que estava a andar muito bem) havia já parado com avaria e assim o 3º lugar da classe H71 seria meu, mas foi mau porque tirou o divertimento previsto e também porque estava a guardar-me para as últimas voltas para ainda desferir um “forte” ataque final…




Foi um fim-de-semana muito bem passado, com muito público em Braga, ambiente internacional e a companhia de muitos e simpáticos amigos que pelo paddock passaram a apoiar a equipa.
Saliento também o bom ambiente entre os pilotos dos Clássicos, nomeadamente entre os dos “1300”, que é sem dúvida o motivo que faz com que diariamente se registem novas adesões a este campeonato.



Um agradecimento especial para o Sr. Cepeda sempre inexcedível de competência na preparação do carro e que desta vez contou com a ajuda do futuro Engenheiro João Nuno Pires na assistência ao Mini.




O Team Mini vai certamente voltar às pistas em 2010, mas as provas a realizar vão depender do “budget” disponível, sendo certa a 2ª prova de Braga (Julho) e possíveis as idas a Vila Real, à Falperra ou até ao Estoril em Outubro.
Espero também estar no Vila do Conde Revival de 22 de Maio, mas desta vez não no Mini mas ao volante do AX GTi ex. Mário Silva e ex. Francisco Sande e Castro, um carro histórico que venceu 5 provas do seu Troféu na pista vilacondense.
Vamos ver, mas para já…



Um abraço para todos!
JMF