19 de janeiro de 2010

A AFRONTA DE ALAN MOFFAT

Recebi do amigo Luís Sousa (Cougar) este fantástico texto e fotos, que gostaria de partilhar com todos os que visitam o Portugal Mini Racing...



Aqui segue uma história engraçada que decorreu em 1966.
O protagonista foi Alan Mann.
Depois dos sucessos em 1965, campeão da Europa em Turismo, responsável da Shelby Cobra nas corridas europeias com sucesso no campeonato GT de marcas, para 1966, a Ford pediu-lhe e nomeou-o para novos cargos e novas frentes de batalha:
- Ralis a começar por o Monte Carlo.
- Campeonato da Europa de Turismo
- Campeonato de Turismo nos USA a célebre TransAM
- Campeonato do mundo de marcas como 3 equipa, primeiro com GT40 especiais e depois com GT40 MK2 7 Litros.

Bom, era obvio (porventura hoje à distancia) que seria tarefa demasiado dura para tão pequena equipa…
Depois de um relativo fracasso no Monte Carlo - um carro gripou o motor e o outro ficou retido na neve – e nos protótipos: a falta de experiencia foi notória em SPA com a errada escolha das relações de caixa para o GT40 MK2, a época começou mal, mas o pior estava para vir com os Cortina Lotus...
No campeonato Europeu, com problemas secundários como por exemplo quebras nos rolamentos de roda, e ainda em Silverstone quando lidera, alem de um lote de bombas de água defeituosas (o telegrama da Lucas, quando chegou já a corrida tinha começado) faz uma confusão tremenda com a escolha de pneus para J. Stewart , quando este entra nas boxes para calçar pneus chuva e sai para a pista com o novo “set” de pneus para piso seco.
Mas o pior estava para acontecer na serie Trans AM.
Como pilotos eram os melhores; Frank Gardner, Richard Atwood, Paul Hawkins, Hubert Hahne, John Withmore, J. Ickx, Dave Parsons, etc
O problema foi que os carros que na Europa tinham sido do melhor que existiam em termos de fiabilidade, nos USA iriam mostrar-se o oposto, eram alérgicos a fazerem um terço de corrida.
Mas e aqui está a ironia, o pior passou-se na segunda corrida do campeonato.
Um piloto Australiano de nome Alan Moffat, num Cortina Lotus cliente feito pela Lotus Components, faz a pole, lidera e vence a corrida, superando quer os Cortina de Mann, como as Alfa GTA, e ainda por cima os carros da classe superior, Mustangs, Barracudas, Dart e Chevrolet.



Esta derrota conduziu Alan Mann a expor a sua autoridade de responsável máximo da Ford perante os clientes mais pobrezinhos…
Dai que exigiu a desmontagem do carro de Moffat, quer a nível de chassis quer de motor o qual até por pedido do próprio Mann foi submetido ao dinamómetro, que ainda por cima revelou que com 174 bhp,… estava 7 cavalos abaixo da potencia dos BRM que equipavam os seus carros!
Devido ao retardamento na montagem do carro ganhador, Moffat é integrado na equipa oficial, para ser mais uma vítima de avarias em sequência.
A equipa só vai vencer uma corrida (a ultima do campeonato) por intermédio de Frank Gardner.
No final da época e tendo decidido em conjunto com a Ford que não valia a pena de trazer os carros para a Europa, presenteou os 3 carros mais o camião de transporte a Moffat.

Luís Sousa