1 de janeiro de 2010

TEAM MINI - ÉPOCA DE 2009



Depois de um ano de 2008 em que apenas alinhei numa prova, a da Inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, achei que 2009 era um bom ano para finalmente me inscrever no campeonato e realizar as 4 provas necessárias para figurar na sua pontuação final.
Registe-se que neste ano as inscrições nas provas tinham um valor muito mais baixo do que em anos anteriores e como tal tornava-se possível a um “super-amador” como eu, que corre praticamente por conta própria, fazer o gosto ao pé mais vezes do que em anos anteriores.
Aproveitava também para finalmente conhecer duas pistas onde nunca tinha corrido, a do Estoril e a de Vila Real, fazendo com que o Austin Cooper S (# FL-60-49) juntasse também mais dois traçados importantes ao seu já vasto curriculum…
Logo em Fevereiro desloquei-me a Braga para experimentar o carro no “Gentleman Drivers Changing Gears”, mas um pequeno problema que surgiu quando o Joca Craveiro o conduzia fez com que a jornada durasse apenas meia dúzia de voltas.



Mas esse meeting, que juntou em Braga um potente naipe de automóveis históricos e desportivos, pilotos de reconhecida nomeada e muito público aficionado, ficaria desde logo apelidado por alguns como “o evento do ano”…



Entretanto o Mini recolheu à oficina do Sr. Cepeda para ser revisto e para que na prova de Braga a disputar em Maio tudo estivesse “au point”. No entanto, a intransigência do CAM em baixar o preço de 600 euros de inscrição, fez com que os associados da ANPAC tomassem uma posição comum, não se inscrevendo, e a prova foi anulada. Foi bom em nome da coesão dos pilotos, mas foi mau para os pilotos do Norte, já que se viram privados de uma prova disputada à porta de casa, tendo assim os interessados que ir buscar esses pontos a provas disputada bem mais longe. No meu caso pessoal, foi o fim dos planos em realizar as tais 4 provas e figurar na classificação final do campeonato, já que uma ida ao Algarve estava totalmente fora de hipótese. Registe-se que as provas do Algarve (e não só), da forma como têm vindo a ser montadas e com os horários que são praticados, fazem com que os pilotos não possam trabalhar nas 5ªs feiras anteriores o que não me parece compatível com um desporto praticado por amadores que têm as suas responsabilidades profissionais.
A primeira prova do ano foi assim o Circuito do Estoril, disputado em Junho.




Gostei bastante do traçado da pista e da competência das pessoas da ACDME, mas ainda me sentia um pouco abalado pelo acidente do Caramulo 2007 e não terei ainda dado o meu máximo. Ainda estava na readaptação às corridas “pós-trauma”… e o rapport do meu Mini é muito curto para pistas como o Algarve ou o Estoril, já que é mais adaptado a provas de Montanha e a pistas sem grandes rectas, como a de Braga ou a da Boavista. Mas foi uma jornada muito positiva, até porque a mecânica colaborou a 100 % e em ambas as manga consegui um interessante 12º posto da geral e no final ainda trouxe para casa 2 “canecos”, já que fui o 3º Classificado entre os Históricos de 71 em ambas as corridas.



Decidi não fazer a prova da Boavista, já que a edição de 2007 apesar de desportivamente positiva, foi pessoalmente bastante traumatizante (altos preços de inscrição, incompetência da organização, incríveis horários de acesso à pista, provas quase de noite, etc.), e como tal e também porque o orçamento não “esticava”, optei por me estrear na pista de Vila Real, prova que se disputava 15 dias depois.
O programa paralelo era também muito interessante, a começar pela homenagem aos seus ex. pilotos e à tertúlia que se realizou no Sábado à noite e dedicada ao Team BIP, onde pudemos ouvir boas histórias da boca de João Carlos Ferreira e Carlos Gaspar.
Em relação às provas propriamente ditas, gostei imenso de ter estado, e “agora por dentro” numa pista que conheço de 1972, ano em que, ainda criança, fui assistir ao show de Vic Elford e à fantástica performance de Mário Gonçalves ao volante do seu Mini. E, se bem que não esperasse igualar os feitos de Gonçalves, agora era a minha vez de mostrar serviço!






Nos treinos andei com cuidado, não conhecia a pista, mas nas provas creio que tive um bom desempenho e em ambas as “mangas” travado uma luta constante com o Unipower do Rui Sanhudo, tendo-o curiosamente ultrapassado em ambas as provas na última volta…





Só foi pena, um acidente na 8ª volta da 2ª corrida que a levou à interrupção, e por isso não foi possível dar a habitual volta de honra e, finalmente e “sem stress”, ver quem estava por lá e cumprimentar aqueles muitos milhares de pessoas que emolduravam o fantástico traçado da pista transmontana.
Resultados finais: um 13º e um 11º lugares, com um 4º posto entre os H71.
Após a prova o carro não foi para o Porto, tendo seguido directamente para Macedo de Cavaleiros onde se disputava, no fim-de-semana seguinte, a Super-Especial local.



A convite do Sr. João Manuel Pires proprietário de uma conhecida oficina local e primo do Sr. Cepeda, fomos com muito prazer participar nessa prova e não demos o tempo por mal empregue, já que ao excelente acolhimento que tivemos, juntamos os momentos em que estivemos na pista desenhada nas ruas da cidade, apesar de, e também devido ao não conhecimento do traçado, a classificação final (23º lugar) não ter sido nada de especial…



Depois das férias restava ainda o Circuito Braga 2, a disputar em Setembro. A pista de Braga é a que melhor se adapta ao rapport que tenho no Mini e também conheço muito bem o seu traçado, por isso habitualmente sinto-me bem nas provas do Vasco Sameiro…
Nos treinos tento desde logo andar em bom ritmo e consigo um bom lugar na grelha, 14º entre 24 concorrentes.




Parto bem, ia bem no meio do pelotão, quando à 2ª volta travo tarde demais no final de recta da meta e tenho que sair pela escapatória de terra. O carro aos saltos e desde logo noto um cheiro exagerado a gasolina…








Paro, não paro, e a dada altura no gatilho faço um pião na minha própria gasolina e a corrida para mim acaba ali. Veridicto: depósito de gasolina solto e tampão caído. Podia ter acontecido uma desgraça! Passado o susto, fixamos o depósito e vamos para a 2ª corrida confiantes. Mas, como de costume, perdemo-nos na conversa nas boxes e quando vou para a pista o “pit lane” já estava fechado! Já em 2007 havia acontecido! E a partir daqui é simples: parto no fim e vou andando de trás para frente sendo o objectivo apanhar o piloto que vai á frente! Depois de uma bela luta com o paulo Miguel, acabei por conseguir um belo 10º lugar e mais um pódio com o 3º lugar entre os H71...





Nada mau para quem utilizou durante a época 2 pneus de 2006, 2 de 2007 e outros 2 pneus comprados no final da prova do Estoril (usados) por 50 Euros…
No final da época o saldo é pois positivo com o 5º na Taça de Portugal de Clássicos 1300 (e o mais pontuado entre os concorrentes que apenas fizeram 2 das 4 provas) e o 2º lugar na classe da nova BMC Classic Cup, disputada por Clássicos com motor de origem “British Leyland”.
Em Outubro o Mini esteve exposto na Exponor (Motorclássico), uma forma de agradecer o apoio e dar retorno aos patrocinadores, já que a exposição portuense tem a visita anual de milhares de aficionados.



Resta-me agradecer a todos os que comigo colaboraram de várias formas e permitiram que 2009 fosse possível.
Desde logo o Sr. Cepeda que sempre colocou o carro na minhas mão de forma altamente competitiva e me deu assistência em todas as provas, o Joca Craveiro, o Rui Queirós, o Duarte Peixoto, Carlos Gilbert, António Pereira e João Manuel Pires (pai e filho), pelo apoio moral e não só que me deram durante o ano, e aos patrocinadores e os parceiros que me ajudaram a minorar as habituais despesas (com “cash” ou “em géneros”…), como a Aquaquímica - tratamento de água e a SinASE - qualidade (que me apoiam desde 2003 e já renovaram para 2010…), e também à Isoder (reagentes para laboratório), revista Topos & Clássicos, Delight Media & Camera Works, Carlos Carneiro Publicidade, Vianalube - Valvoline, All 4 Mini - peças Mini, Viana Motor Clube, oficina João Manuel Pires - Macedo de Cavaleiros, Viana Chapa (centro de colisão automóvel) e Auto Álvaro Araújo. Saliente-se a boa vontade e simpatia de todos!



Não posso esquecer também um momento alto a nível pessoal e "automobilístico", a ida em Setembro com mais três amigos ao Goodwood Revival Meeting (Inglaterra), sem dúvida um evento de Históricos que pela sua singularidade aconselho a todos os que gostam de automóveis clássicos de época.



Uma saliência também para a ANPAC, que veio dar nova vida às provas de Clássicos nacionais, fazendo também, com as suas iniciativas, com que o ambiente que se vive entre os clássicos seja o melhor dos últimos anos.
Para 2010, espero alinhar em algumas provas, mas e como sempre sem me preocupar se contam ou não para campeonatos. A Rampa da Falperra fará certamente parte das minhas prioridades, bem como as provas do CPC 1300 a disputar em Braga, pela sua proximidade e baixos custos de logística. Espero também alinhar no “Revival” que está previsto realizar-se na antiga pista de Vila do Conde, sem dúvida um dos pontos mais altos da temporada que se avizinha.

O meu pré-programa para 2010 é:

14 Fev Circuito de Barcelos (a confirmar)
13 Mar Gentleman Drivers Changing Gears (Braga)
25-26 Mar Circuito Braga 1 (jornada dupla – CNCV 1300)
1-2 Mai Rampa da Falperra
5 Jun Circuito de Vila do Conde Revival
24-25 Jul Circuito de Braga 2 (jornada dupla – CNCV 1300)
5-6 Set Rampa Histórica do Caramulo (piloto a designar)
3-5 Out AutoClássico - Exponor

Queria terminar desejando um bom ano de 2010 para todos, a nível pessoal e “automobilístico”…

JMF