30 de janeiro de 2010

ZOLDER 1966, GP DU LIMBOURG



Na terceira prova do Europeu de Turismo 66, Alan Mann em representação da Ford, alinhava dois Cortina Lotus para John Whitmore e Frank Gardner, sendo ainda apoiado por um terceiro carro inscrito pela Ford Belgique para o jovem J. Ickx num carro feito na Lotus Components.
A Autodelta apresentava três Giulia GTA Corsa, entregues a Jochen Rindt, Roberto Bussinello e "Nanni" Galli, acompanhados pelas GTA do Team VDS.
Ao arrancar na perfeição, Gardner assumiu a liderança, desde logo perseguido pelo rápido e tenaz Rindt, levando atrás Ickx e Withmore que tinha feito uma má partida.
Ao fim de três voltas, Rindt ultrapassa Gardner forçando-o a uma saída de pista, levando no encalço Ickx que pouco depois seria ultrapassado por Whitmore que se colou à traseira da GTA levando-a aos limites, tendo sempre a imagem de Ickx no retrovisor que colava a dianteira do Cortina Lotus no carro da Autodelta, até que numa manobra ao limite na tentativa de se libertar dos Cortina Lotus, o piloto austríaco passa os limites, saindo da pista e perdendo de vez o contacto com os carros Ingleses. Sir John Whitmore vence, Ickx é segundo após uma breve paragem nas boxes para reabastecimento e Rindt foi terceiro. Parecia a corrida ter acabado quando a Autodelta decide protestar os carros de Alan Mann e da Ford Belgique.
O carro de Whitmore é desmontado a nível de motor, caixa e verificação de conformidade de suspensões e tipo de travagem. Após a inspecção, foi declarado que o carro estava legal. O carro de Ickx foi apenas protestado a nível de motor, sendo após verificação também considerado conforme. Não achando correcta a atitude de Carlo Chiti, o responsável pela equipa Inglesa resolveu protestar o GTA de Rindt por um simples motivo: alargamento irregular do eixo traseiro do carro e subsequente alargamento dos guarda lamas traseiros...
Após rápida verificação o GTA foi pura e simplesmente desclassificado, perdendo Rindt o seu terceiro lugar…

Luís Sousa "Cougar"