15 de dezembro de 2022

GASPAR VENCE INAUGURAÇÃO DE JARAMA

 


Situada a 28 km de Madrid, pista de Jarama é muito bonita, com um traçado à moda antiga, com desníveis, subidas e descidas naturais, curvas apertadas, … mas com poucas escapatórias e pouca visibilidade para o público das bancadas, o que actualmente já não se usa.

Foi inaugurada em Julho de 1967 e o facto é que pouca gente saberá que no programa da Inauguração estiveram 5 Campeões do Mundo de F1 e uma das corridas foi ganha por um português: Carlos Gaspar.

De facto, no programa constava uma corrida de Turismo que reuniu 27 concorrentes. Entre eles, os Porsche 911 de Juan Fernandez e Roter Baron Ben um sinistro personagem que se deslocava de helicóptero para as provas! Outros nomes conhecidos eram Estanislao Reverter (Glas 1304 GS), António Albacete (Seat), Georges Houel (piloto francês que correu em provas internacionais quase até aos 80 anos). Em Alfa Romeo GTA apareciam os espanhóis Miguel Carvajo e Paco Godia Sales, ex. piloto de Fórmula 1 dos anos 50 e o português Carlos Gaspar no GTA que lhe havia dado o título Nacional em 1966. Em Mini apareciam (entre muitos outros) José Maria Juncadella (carro preparado em Portugal por Jaime Nunes Rodrigues), Manuel Lopes Gião e o inglês Barrie Whizzo Williams (ainda hoje está em actividade) num carro semi-oficial. 

Gaspar (que durante a prova foi sempre referido nos altifalantes como um piloto italiano…) deu um festival de condução, vencendo com 26 Seg. de avanço sobre Juan Fernandez e teria em breve outras alegrias na pista madrilena, pois em 1968 venceria aí uma corrida de Fórmula 3. 

A seguir ficaram os 3 minis de Williams, Gião (a apenas 6 Seg. do inglês) e Juncadella. Gaspar, voltaria poucos meses depois à pista madrilena para vencer uma prova de Fórmula 3, no início de 1968.