CIRCUITO DE BRAGA 2022
Após
17 épocas ao volante do Austin Cooper S “FL-60-49”, resolvemos juntar um
Citroen Saxo Cup à equipa e fazer já em 2020 algumas provas nele. Infelizmente
o carro revelou alguns problemas no teste realizado em Braga, e não foi
possível coloca-lo pronto para esta prova do Nacional de Clássicos.
E
quando nada o fazia prever, um apoio de última hora permitiu-nos alinhar na
prova do CPCC 1300 de Braga, aproveitando para fazer aquela que seria a
despedida do Mini, já que temos vontade de passar para o campeonato Legends com
o Saxo.
Foi
por isso necessário organizar toda a logística numa semana, o carro estava
pronto há já algum tempo, mas nunca tinha rodado em pista, e por isso estávamos
animados. Note-se que após a grave avaria de Braga em 2019, foi montado um
motor com material já existente, por exemplo, a cabeça foi que a compramos ao
“Cigano de Cinfães”(o amigo Pedro Silva), o bloco, a árvore de cames, os
pistões e a cambota eram os mesmos que Paulo Oliveira já usava no Mini 1300 em
2013, e como era necessário um jogo de bielas, adquirimos umas normais de MG
Metro, que foram montadas. Mas o motor ficou muito bom!
A
ideia era a de matar saudades, andar com cuidado e levar o Mini direito até ao
final do meeting e por isso havia indicações de poupar a mecânica, andando,
claro, o melhor possível e sobretudo divertindo-me
No
sábado tivemos, como desde 2004, a companhia e a assistência do Sr. Joaquim
Cepeda e fizemos um tempo abaixo do possível na qualificação, mas a temperatura
estava elevadíssima em Braga e por isso havia que guardar forças para Domingo.
Não
tínhamos aliás grandes hipóteses de subir na classificação, basta ver que ao
nosso lado na grelha ficou um potente Porsche Carrera RS preparado na Garagem
Aurora!
No
Domingo, dia de provas, o calor não abrandou e a primeira prova realizou-se às
14 h, por isso havia a indicação de não ultrapassar a temperatura de 95 graus.
Não era fácil, e a táctica foi a de fazer uma volta melhor e duas mais lentas,
para o carro não ter problemas. Poderíamos ter ido até aos 100 graus, mas
achamos melhor não o fazer.
Andando
mais rápido, poderia ter “ido atrás” de alguns os meus adversários mais
directos, como os Datsun 1200, mas resolvi não o tentar fazer, pois eram carros
de categorias diferentes e nada de útil poderia acontecer.
Na
categoria H71 de 1300 havia apenas dois concorrentes, por isso dividi o pódio
com o meu amigo João Pedro Peixoto. Na primeira venceu ele, na segunda ganhei
eu, já que ele teve alguns problemas mecânicos. Trouxe por isso mais dois
troféus para a vitrine cá de casa, o que é sempre agradável.
Durante
esta prova, vimos que o Mini era muito querido de toda a gente, aliás muitas
pessoas nos pediram para que o Austin Cooper S continuasse a participar nas
provas de Clássicos, por isso, quem sabe se em 2021 não irá mesmo reaparecerem
alguma prova que nos pareça interessante.
Saliento
também que a organização desportiva ao cargo do CAMI esteve em bom plano, desde
o secretariado aos comissários técnicos e desportivos e a ANPAC fez um óptimo
trabalho na organização e promoção das provas de Clássicos, estando os seus
elementos sempre disponíveis para atender os concorrentes naquilo que
necessitassem. O paddock de Braga nunca esteve tão bem organizado, foi
aproveitada a pista de Karting para o estacionamento dos automóveis
particulares, e para que a festa fosse completa, apenas foi pena as provas
serem vedadas ao público por motivos sanitários.
Para terminar queria agradecer ao Sr. Cepeda mais esta colaboração na preparação e assistência ao carro, bem como ao Luís Martelo, que Domingo foi o responsável pela assistência e chefia de boxe, e também ao Rui Queirós, à Maria Artur e ao Ricardo Pereira, que deram grande ajuda logística, pois, muitos não pensarão nisso, mas uma prova realizada em moldes “low cost” e totalmente amadores como é o nosso caso, tem muito que se lhe diga, com muitas tarefas a fazer, antes, durante e depois da realização da mesma.
Os
apoios e patrocinadores da equipa, que permitiram esta participação, foram
desta vez a Clínica de Otorrrino do Dr. Monteiro Marques, Clube Minho Clássico
(Viana do Castelo), Clínica Beco Com Saída (tratamento de dependências), Media
Rota (consultores de Seguros e Risco), Encontro de Margens (transportes internacionais),
revista Topos & Clássicos, All 4 Mini (peças para Minis), e Ruic´s Design
(Rui Queirós).