24 de dezembro de 2022

CIRCUITO DE BRAGA 2020

 CIRCUITO DE BRAGA 2022



Após 17 épocas ao volante do Austin Cooper S “FL-60-49”, resolvemos juntar um Citroen Saxo Cup à equipa e fazer já em 2020 algumas provas nele. Infelizmente o carro revelou alguns problemas no teste realizado em Braga, e não foi possível coloca-lo pronto para esta prova do Nacional de Clássicos.

E quando nada o fazia prever, um apoio de última hora permitiu-nos alinhar na prova do CPCC 1300 de Braga, aproveitando para fazer aquela que seria a despedida do Mini, já que temos vontade de passar para o campeonato Legends com o Saxo.

Foi por isso necessário organizar toda a logística numa semana, o carro estava pronto há já algum tempo, mas nunca tinha rodado em pista, e por isso estávamos animados. Note-se que após a grave avaria de Braga em 2019, foi montado um motor com material já existente, por exemplo, a cabeça foi que a compramos ao “Cigano de Cinfães”(o amigo Pedro Silva), o bloco, a árvore de cames, os pistões e a cambota eram os mesmos que Paulo Oliveira já usava no Mini 1300 em 2013, e como era necessário um jogo de bielas, adquirimos umas normais de MG Metro, que foram montadas. Mas o motor ficou muito bom!

A ideia era a de matar saudades, andar com cuidado e levar o Mini direito até ao final do meeting e por isso havia indicações de poupar a mecânica, andando, claro, o melhor possível e sobretudo divertindo-me

No sábado tivemos, como desde 2004, a companhia e a assistência do Sr. Joaquim Cepeda e fizemos um tempo abaixo do possível na qualificação, mas a temperatura estava elevadíssima em Braga e por isso havia que guardar forças para Domingo.

Não tínhamos aliás grandes hipóteses de subir na classificação, basta ver que ao nosso lado na grelha ficou um potente Porsche Carrera RS preparado na Garagem Aurora!

No Domingo, dia de provas, o calor não abrandou e a primeira prova realizou-se às 14 h, por isso havia a indicação de não ultrapassar a temperatura de 95 graus. Não era fácil, e a táctica foi a de fazer uma volta melhor e duas mais lentas, para o carro não ter problemas. Poderíamos ter ido até aos 100 graus, mas achamos melhor não o fazer.

Andando mais rápido, poderia ter “ido atrás” de alguns os meus adversários mais directos, como os Datsun 1200, mas resolvi não o tentar fazer, pois eram carros de categorias diferentes e nada de útil poderia acontecer.

Na categoria H71 de 1300 havia apenas dois concorrentes, por isso dividi o pódio com o meu amigo João Pedro Peixoto. Na primeira venceu ele, na segunda ganhei eu, já que ele teve alguns problemas mecânicos. Trouxe por isso mais dois troféus para a vitrine cá de casa, o que é sempre agradável.

Durante esta prova, vimos que o Mini era muito querido de toda a gente, aliás muitas pessoas nos pediram para que o Austin Cooper S continuasse a participar nas provas de Clássicos, por isso, quem sabe se em 2021 não irá mesmo reaparecerem alguma prova que nos pareça interessante.

Saliento também que a organização desportiva ao cargo do CAMI esteve em bom plano, desde o secretariado aos comissários técnicos e desportivos e a ANPAC fez um óptimo trabalho na organização e promoção das provas de Clássicos, estando os seus elementos sempre disponíveis para atender os concorrentes naquilo que necessitassem. O paddock de Braga nunca esteve tão bem organizado, foi aproveitada a pista de Karting para o estacionamento dos automóveis particulares, e para que a festa fosse completa, apenas foi pena as provas serem vedadas ao público por motivos sanitários.

Para terminar queria agradecer ao Sr. Cepeda mais esta colaboração na preparação e assistência ao carro, bem como ao Luís Martelo, que Domingo foi o responsável pela assistência e chefia de boxe, e também ao Rui Queirós, à Maria Artur e ao Ricardo Pereira, que deram grande ajuda logística, pois, muitos não pensarão nisso, mas uma prova realizada em moldes “low cost” e totalmente amadores como é o nosso caso, tem muito que se lhe diga, com muitas tarefas a fazer, antes, durante e depois da realização da mesma.

Os apoios e patrocinadores da equipa, que permitiram esta participação, foram desta vez a Clínica de Otorrrino do Dr. Monteiro Marques, Clube Minho Clássico (Viana do Castelo), Clínica Beco Com Saída (tratamento de dependências), Media Rota (consultores de Seguros e Risco), Encontro de Margens (transportes internacionais), revista Topos & Clássicos, All 4 Mini (peças para Minis), e Ruic´s Design (Rui Queirós).