21 de maio de 2006





Austin Cooper S "FL-60-49"

O Austin Cooper S "FL-60-49" foi registado em Fevereiro de 1970, no entanto o seu fabrico será (atendendo ao seu "comission number") de Junho/Julho de 1969. O seu 2º dono terá sido um médico de Viana do Castelo, que o adquiriu depois de lhe ter sido roubado outro Cooper S que possuía, curiosamente o "RR-53-06", um Austin que havia sido adquirido ao piloto do Mindelo (Vila do Conde) Edgar Fortes e que havia participado no CNV de 1972 em Grupo 1. Nessa altura era "castanho" de livrete, o que corresponde a uma cor de pintura "bordeaux" no tom "nightfire red", um tom muito usado nos Cooper S montados em Portugal, mas não existente nos catálogos da BMC em Inglaterra. Como habitualmente nos carros nontados em Portugal na IMA o carro era apenas de uma cor, não tendo o tecto branco, habitual nos Cooper e Cooper S ingleses. Após alguns anos de uso, o carro foi dado à troca na Rolmeta para a aquisição de um novo Opel, tendo depois sido adquirido por um aficionado penafidelense que o alterou completamente e o preparou para provas de velocidade. Foram-lhe aplicadas umas jantes Minilite "rosepetal" originais e valiosíssimas, iguais às dos "works cars" dos anos 60. A frente era em fibra e a combinação de cores deixava bastante a desejar... em meados dos anos 90 o carro foi adqueirido por uma coleccionador de Minis de Gondomar, que o desmontou e guardou o seu material mais importante e aproveitável. A carroceria estava em péssimo estado e por isso foi enviada para a sucata. Em 2001, o autor destas linhas adquiriu todo o material original para a montagem do carro, tendo desde logo a ideia de prepararar para competições. Foi encomendado o material necessário para o restauro e adquirida uma nova carroceria de um Mini MKII do mesmo ano (1969). A mecânica foi realizada por Narciso Almeida (Ermesinde) e o trabalho de chapa a e pintura por Álvaro Rego e Manuel Pires (Viana do Castelo). Entretanto, foi também adquirido todo o material necessário para a prática de automobilismo (Roll-bar, cintos, bacquet, extintor, etc.). A cor do carro foi alterada para vermelho, pois seria sem dúvida uma cor mais apelativa a nível desportivo. Depois de 2 anos de restauro e preparação, o carro ficou pronto em Março de 2003, tendo sido estreado no "Mini Track day" organizado pelo Clube Mini de Portugal no Kartódromo de Viana do Castelo. Em Junho desse ano o Mini "FL-60-49" faria a sua estreia em competições no Circuito Centenário do ACP, a última prova de sempre disputada no Circuito de Vila do Conde...