12 de maio de 2006





Circuito Braga 3, Setembro de 2005

Logo depois das férias disputou-se o Circuito Braga 3. Montamos a cabeça de válvulas maiores e com o novo escape e colector, o motor "respirava" lindamente e fazia 8.500 rotações por minuto. No entanto, logo na 2ª volta dos treinos livres senti a perda total de potência e parei imediatamente. O veridicto do Sr. Cepeda foi o esperado: uma válvula empenada! A partir daí foi uma jornada de trabalho para o Sr. Cepeda, que teve a preciosa ajuda do Joca Craveiro e do Sr. Ramalho do reboque, também ele um mecânico experiente já que foi durante muitos anos o chefe de oficina da Volvo no Porto. Claro que a mudança de cabeças foi um processo moroso e difícil, sendo feito feito sob uma temperatura elevadíssima. Eu, ia assistindo a tudo e com o stress a aumentar progressivamente. Claro que não pude fazer os treinos cronometrados, mas o carro ficou pronto antes da corrida e por isso lá alinhei no último lugar da grelha. Durante a prova travei uma boa luta com o Imp do Veloso Amaral e com o Unipower do Rui Sanhudo, mas notava que o carro "não andava" e dificilmente passava das 6.000 rpm. Quando faltavam cerca de 10 minutos para terminar, reparei que o manómetro da temperatura ia subindo e decidi parar. Desta vez o problema foi a correia da ventoínha que se partiu... No Domingo, chegamos cedo para que o Sr. Cepeda mudasse a correia da ventoínha e lá alinhei no lugar do costume, o último ... A prova foi bastante divertida, tendo alternado posições com o Diogo Ferrão, o Veloso Amaral e outros pilotos e cheguei mesmo a discutir uma posição com o Volvo do Jorge Guimarâes até à ultima curva, mas de facto o carro não andava e não consegui mesmo baixar do segundo 47, muito abaixo dos 1.42 já conseguidos no ano passado. Fiquei em 23º da Geral, e no final ainda teria outra má notícia: o carro ia ser selado para verificação técnica ao nível de peso, cilindrada e largura de vias! Felizmente que estava tudo legal, mas recebi o material na oficina do Sr. Cepeda todo encaixotado! Ia ser necessário re-montar tudo de novo para a época de 2006!