12 de maio de 2006




Circuito Braga 4, Outubro de 2004

A época de 2004 estava a ser difícil, mas havia que tenter contrariar as adversidades. Para a prova de Outubro foi montado um novo motor adquirido quase novo ao Paulo Oliveira. O motor foi preparado na MED e montado pelo Narciso Almeida. O problema é que o carro ficou pronto na véspera da prova e não houve oportunidade de testar...
O programa iniciava-se muito cedo com as verificações administrativas a terem lugar às 8,30 da manhã e os treinos livres a iniciarem-se às 9.30. Cheguei a Braga muito cedo e ia ficando cada vez mais impaciente com a ausência do meu carro. Cerca das 9.30 chegou o Narciso com o carro e também com o Mini do Alberto Freitas. O stress aumentou quando vi o mini azul do Freitas a avançar para as verificações técnicas antes do meu, quando ele nem queria fazer os treinos livres. Meti gasolina e arranquei para os treinos muito nervoso. Estava a cair uma chuva ligeira e de facto no final da recta da meta despistei-me e fui à relva... Entretanto voltei à pista e ... terminaram os treinos! Nos treinios cronometrados arranco e ao fim da 1ª volta sinto o carro a falhar e encosto no final da recta da meta. Sou rebocado e abrindo o capô verifico que está solto o cachimbo da bobine. Meto de novo as luvas e capacete e arranco. Quando passo a meta... acabaram os treinos! Moral da história: entre treinos livres e cronometrados dei 2 voltas! Arranco pois do último lugar da grelha, ao lado do Unipower do Rui Sanhudo. Faço um arranque razoável e coloco-me à frente do Rui. Um pouco à frente vai um grupo de 4 pilotos, mas não consigo aproximar-me deles até porque a coirrida decorre com chuva e eu apenas uso uns pneus radiais já velhos. Entretanto o manómetro da temperatura começa a subir e eu penso se devo parar ou não... Ao fim de 7 voltas o carro perde rendimento e paro a meio da recta da meta. O parafuso do respiro do óleo saiu e o carro ficou todo "borrado" de óleo. Temia-se o pior para o novo motor... e a malapata continuava!
Quem ganhou foi novamente o Ribeirinho Soares, seguido pelo António Barros. No fim da prova estive a conversar com o Tony Barros pai, que entre outras coisas disse que eu sou um "azelha do car****" ... Creio que foi a última vez que o vi a acompanhar o filho numa numa corrida...