59º CIRCUITO DE BRAGA
MAIO DE 2013
Num ano de crise a vontade de regressar às lides dos Clássicos era
grande e por isso e depois de uma pré-época onde se tentaram criar as condições
para um 2013 com condições dignas o Team Mini iniciou a sua época com a participação
no 59º Circuito de Braga.
José Mota Freitas foi um dos 16 participantes na prova de Clássicos
1300 e a sua equipa estavam com dúvidas da eficiência dos pneus Yokohama A032R
que agora equipam o Austin Cooper S, já que em 2013 está interdito o uso de
slicks nos Clássicos até 1300. O Mini apresentava-se também com novas abas
(mais estreitas 2cm) e uma nova decoração que incluía o capot pintado em preto.
Os treinos serviram para rodar um pouco e conhecer o comportamento do
carro com os novos pneus, mas o uso de exemplares já com 10 anos não permitiu
uma boa posição na grelha.
No entanto o desempenho do Mini Cooper S na chuva com os pneus tipo
Dot (novos) foi surpreendente, tendo JMF realizado um 1ª corrida muito
interessante, já que partindo cautelosamente - não se via nada na recta durante
a partida lançada devido à água projectada - realizou uma corrida “de trás para
a frente”, ultrapassando sucessivamente alguns dos seus adversários e
terminando num bom 8º posto, sendo o 2º entre os Históricos de 71. Melhor
ainda, foi debaixo de chuva o autor da volta mais rápida na sua categoria!
Na 2ª corrida JMF pensava ir partir da 8ª posição, mas isso não
aconteceu já que as novas regras de 2013 definem a posição na grelha da 2ª
corrida não pelos resultados da 1ª mas sim pela 2ª melhor volta nos treinos (!)
e como tal partiu de novo na penúltima posição.
O facto é que talvez um pouco desconcentrado por esse facto não andou
com a “garra” da corrida anterior, lutando apesar de tudo para subir algumas
posições. No entanto e a certa altura sentiu um barulho esquisito e parou para
evitar males maiores.
Foi apesar de tudo muito positiva a jornada de Braga, não só pela luta
travada com alguns leais adversários em ambas as “mangas”, mas porque o Mini
deu indicações optimistas para a prova a realizar em Junho no Circuito da
Boavista. Nessa prova JMF e a sua equipa querem transformar a sua participação
numa grande jornada de 4 dias de divertimento ao correr na sua cidade natal.
O Team Mini quer agradecer a todos os que tornaram possível a presença
em provas neste ano de 2013, nomeadamente a assistência técnica de J. Cepeda,
sempre coadjuvado por Joaquim e Liberto Freixo e também aos patrocinadores e
parceiros da equipa, como a Glassdrive, Rui Osório - Seguros, Isoder,
Restaurante O Alfaiate, SinAse, Revista Topos & Clássicos, Ruic`s Design e
Delight Media Works.