20 de dezembro de 2016

59º CIRCUITO DE BRAGA 

MAIO DE 2013

Num ano de crise a vontade de regressar às lides dos Clássicos era grande e por isso e depois de uma pré-época onde se tentaram criar as condições para um 2013 com condições dignas o Team Mini iniciou a sua época com a participação no 59º Circuito de Braga.


José Mota Freitas foi um dos 16 participantes na prova de Clássicos 1300 e a sua equipa estavam com dúvidas da eficiência dos pneus Yokohama A032R que agora equipam o Austin Cooper S, já que em 2013 está interdito o uso de slicks nos Clássicos até 1300. O Mini apresentava-se também com novas abas (mais estreitas 2cm) e uma nova decoração que incluía o capot pintado em preto.


Os treinos serviram para rodar um pouco e conhecer o comportamento do carro com os novos pneus, mas o uso de exemplares já com 10 anos não permitiu uma boa posição na grelha.
No entanto o desempenho do Mini Cooper S na chuva com os pneus tipo Dot (novos) foi surpreendente, tendo JMF realizado um 1ª corrida muito interessante, já que partindo cautelosamente - não se via nada na recta durante a partida lançada devido à água projectada - realizou uma corrida “de trás para a frente”, ultrapassando sucessivamente alguns dos seus adversários e terminando num bom 8º posto, sendo o 2º entre os Históricos de 71. Melhor ainda, foi debaixo de chuva o autor da volta mais rápida na sua categoria!



Na 2ª corrida JMF pensava ir partir da 8ª posição, mas isso não aconteceu já que as novas regras de 2013 definem a posição na grelha da 2ª corrida não pelos resultados da 1ª mas sim pela 2ª melhor volta nos treinos (!) e como tal partiu de novo na penúltima posição.
O facto é que talvez um pouco desconcentrado por esse facto não andou com a “garra” da corrida anterior, lutando apesar de tudo para subir algumas posições. No entanto e a certa altura sentiu um barulho esquisito e parou para evitar males maiores.



Foi apesar de tudo muito positiva a jornada de Braga, não só pela luta travada com alguns leais adversários em ambas as “mangas”, mas porque o Mini deu indicações optimistas para a prova a realizar em Junho no Circuito da Boavista. Nessa prova JMF e a sua equipa querem transformar a sua participação numa grande jornada de 4 dias de divertimento ao correr na sua cidade natal.




O Team Mini quer agradecer a todos os que tornaram possível a presença em provas neste ano de 2013, nomeadamente a assistência técnica de J. Cepeda, sempre coadjuvado por Joaquim e Liberto Freixo e também aos patrocinadores e parceiros da equipa, como a Glassdrive, Rui Osório - Seguros, Isoder, Restaurante O Alfaiate, SinAse, Revista Topos & Clássicos, Ruic`s Design e Delight Media Works.