VILA REAL 2014
O REGRESSO AO CIRCUITO DE VILA REAL
O regresso do Circuito de
Vila Real era o acontecimento automobilístico mais esperado em 2014 e por isso
o Team Mini não poderia estar ausente, depois de lá ter estado em 2009 e 2010!
Mas o fim-de-semana de
Vila Real começou por correr mal, já que na viagem para Trás-os-Montes uma luz
estranha começou a aparecer na minha velha Passat e quando cheguei ao paddock
para fazer as verificações reparei que se a desligasse não Já arrancava, seria
bateria, motor de arranque? Estava por lá o amigo Horst Baptista que se
apressou a ajudar e a levá-la a um centro de diagnóstico, mas nada havia a
fazer e logo chamamos a assistência em viagem … isto é íamos ficar 3 dias em
Vila Real sem carro e com montes de material para transportar…
Mas voltando às corridas
propriamente ditas, nos treinos de Sábado fomos surpreendidos pela chuva e
andando com slicks resolvemos não arriscar muito, por isso o lugar na grelha
foi fraco.
Dada a partida para a 1ª
corrida (felizmente com sol) logo nos deparamos com um acidente que envolveu
vários carros e por isso houve bandeiras amarelas e safety-car, seguidos de
nova partida. Só que desta vez os carros não foram agrupados junto à meta e fui
apanhado de surpresa perdendo muito tempo.
Tentei andar o melhor possível mas
tinha saído muito lá atrás, o que em Vila Real é fatal. Consegui mesmo assim
fazer bons tempos, inclusive volta mais rápida do que alguns adversários que
andaram mais à frente, como Fernando Carneiro o José Filipe Nogueira. Isto é,
se tivesse partido melhor tinha decerto obtido uma boa classificação, bem
melhor do que o 11º posto que obtive. Estava por isso animado para a corrida a
disputa ao final da tarde.
Desta vez parti melhor e
desde logo fui ultrapassando vários adversários, incluindo alguns da classe
acima de 1300 cc, rodando junto ao Fernando Charais e ao Francisco Formosinho
Sanchez. No entanto há nova entrada de Safety-Car e mantendo-nos juntos
conseguimos juntar ao grupo da frente, embora sem nos podermos ultrapassar.
Logo que a prova recomeçou, sabia que estava mais rápido do que o meu
adversário do Midget, mas em 3 voltas não consegui ultrapassá-lo apesar de
termos andado e terminado “colados”. No fim obtive um bom 4º lugar entre os H71
e o 8º da geral entre os 1300, a melhor classificação de sempre em Vila Real.
Feitas as contas, tinha
somado boas pontuações para o campeonato, estando após Vila Real classificado
no 2º lugar dos H71 e também 2º absoluto da Historic Cup da ANPAC. Claro que o
ideal seria participar na prova do Algarve (Setembro), para tentar a melhor
posição possível no final da época, mas infelizmente apenas devo poder ir à
jornada do Estoril a disputar em Outubro.
Socialmente a prova foi também
um sucesso, o meu agradecimento a todos os que nos apoiaram, especialmente o
Fernando Charais que nos cedeu a tenda e nos fez boa companhia, o João Nuno e seu
Pai que simpaticamente nos levaram desde Macedo de Cavaleiros 4 pneus e jantes
para montar no Mini caso chovesse Domingo, o Horst Baptista pela simpática
ajuda na 6ª feira, o Joca Craveiro por ter sido o nosso “chauffeur” durante 3
dias, Armando Laudemiro, Joaquim Freixo, Pedro Cepeda, Rui Queirós e também o
Francisco Vieira e Brito (um dos grandes responsáveis pelo regresso das
corridas de Vila Real) e sua família pela boa companhia.
A Glassdrive apoiou
bastante a nossa equipa, enviando duas simpáticas colaboradoras para presença
nas grelhas, o que foi uma mais-valia para a nossa participação e para a visibilidade
do carro!
E claro o Sr. Joaquim
Cepeda, que pôs nas minhas mãos, como sempre, um Austin Cooper S com excelente
preparação e fiabilidade, tendo eu tentado estar à altura da responsabilidade
em conduzi-lo, e levá-lo à melhor classificação possível.
Um abraço para todos e até
ao Estoril!
JMF