13 de dezembro de 2016

VILA REAL 2014

O REGRESSO AO CIRCUITO DE VILA REAL


O regresso do Circuito de Vila Real era o acontecimento automobilístico mais esperado em 2014 e por isso o Team Mini não poderia estar ausente, depois de lá ter estado em 2009 e 2010!


Mas o fim-de-semana de Vila Real começou por correr mal, já que na viagem para Trás-os-Montes uma luz estranha começou a aparecer na minha velha Passat e quando cheguei ao paddock para fazer as verificações reparei que se a desligasse não Já arrancava, seria bateria, motor de arranque? Estava por lá o amigo Horst Baptista que se apressou a ajudar e a levá-la a um centro de diagnóstico, mas nada havia a fazer e logo chamamos a assistência em viagem … isto é íamos ficar 3 dias em Vila Real sem carro e com montes de material para transportar…
Mas voltando às corridas propriamente ditas, nos treinos de Sábado fomos surpreendidos pela chuva e andando com slicks resolvemos não arriscar muito, por isso o lugar na grelha foi fraco.





Dada a partida para a 1ª corrida (felizmente com sol) logo nos deparamos com um acidente que envolveu vários carros e por isso houve bandeiras amarelas e safety-car, seguidos de nova partida. Só que desta vez os carros não foram agrupados junto à meta e fui apanhado de surpresa perdendo muito tempo. 


Tentei andar o melhor possível mas tinha saído muito lá atrás, o que em Vila Real é fatal. Consegui mesmo assim fazer bons tempos, inclusive volta mais rápida do que alguns adversários que andaram mais à frente, como Fernando Carneiro o José Filipe Nogueira. Isto é, se tivesse partido melhor tinha decerto obtido uma boa classificação, bem melhor do que o 11º posto que obtive. Estava por isso animado para a corrida a disputa ao final da tarde.


Desta vez parti melhor e desde logo fui ultrapassando vários adversários, incluindo alguns da classe acima de 1300 cc, rodando junto ao Fernando Charais e ao Francisco Formosinho Sanchez. No entanto há nova entrada de Safety-Car e mantendo-nos juntos conseguimos juntar ao grupo da frente, embora sem nos podermos ultrapassar. Logo que a prova recomeçou, sabia que estava mais rápido do que o meu adversário do Midget, mas em 3 voltas não consegui ultrapassá-lo apesar de termos andado e terminado “colados”. No fim obtive um bom 4º lugar entre os H71 e o 8º da geral entre os 1300, a melhor classificação de sempre em Vila Real.


Feitas as contas, tinha somado boas pontuações para o campeonato, estando após Vila Real classificado no 2º lugar dos H71 e também 2º absoluto da Historic Cup da ANPAC. Claro que o ideal seria participar na prova do Algarve (Setembro), para tentar a melhor posição possível no final da época, mas infelizmente apenas devo poder ir à jornada do Estoril a disputar em Outubro.



Socialmente a prova foi também um sucesso, o meu agradecimento a todos os que nos apoiaram, especialmente o Fernando Charais que nos cedeu a tenda e nos fez boa companhia, o João Nuno e seu Pai que simpaticamente nos levaram desde Macedo de Cavaleiros 4 pneus e jantes para montar no Mini caso chovesse Domingo, o Horst Baptista pela simpática ajuda na 6ª feira, o Joca Craveiro por ter sido o nosso “chauffeur” durante 3 dias, Armando Laudemiro, Joaquim Freixo, Pedro Cepeda, Rui Queirós e também o Francisco Vieira e Brito (um dos grandes responsáveis pelo regresso das corridas de Vila Real) e sua família pela boa companhia.


A Glassdrive apoiou bastante a nossa equipa, enviando duas simpáticas colaboradoras para presença nas grelhas, o que foi uma mais-valia para a nossa participação e para a visibilidade do carro!
E claro o Sr. Joaquim Cepeda, que pôs nas minhas mãos, como sempre, um Austin Cooper S com excelente preparação e fiabilidade, tendo eu tentado estar à altura da responsabilidade em conduzi-lo, e levá-lo à melhor classificação possível.



Um abraço para todos e até ao Estoril!

JMF