CIRCUITO DE BRAGA - ABRIL DE 2016
Após 11 meses de
paragem, regressei às competições dos “Clássicos 1300” no passado fim-de-semana
na pista de Braga. Estava com algum receio, pois o carro tinha apresentado
alguns problemas na última prova realizada, o Circuito de Vila Real do ano
passado e não foi possível testá-lo devidamente, mas o moral era, apesar de
tudo, elevado.
O facto é que o
fim-de-semana de corridas em Braga foi bastante positivo, o carro portou-se
lindamente, apesar das suas actuais limitações mecânicas e da falta de pneus
adequados, as classificações foram bastante boas e sobretudo o ambiente no
paddock esteve fantástico, tendo sido brindado com a visita de muitos amigos.
Gostei!
Nos treinos andei com
algum cuidado para poupar material e consegui a 8ª posição, o que não era nada
mau e me permitia sair a meio do pelotão e ao lado do meu amigo Fernando
Charais.
A corrida de sábado
decorreu em piso molhado e de luzes acesas, mas apesar de se dos poucos que
alinhavavam com slicks consegui o 7º lugar da geral, numa prova em que fui o
melhor “não Datsun” e também o primeiro entre os carros construídos nos anos 60.
Domingo o arranquei
bem e na primeira volta ia na 5ª posição, mas senti um ligeiro “engasgar” no
motor (seriam as velas?) e abrandei no final da recta da meta tendo sido
passado por todos os meus adversários. Mas, acelerando de novo, vi que o carro
estava aparentemente OK e forcei o andamento, embora sem passar um limite de
rotações que me impus, e fui ultrapassando ainda alguns dos adversários,
terminando no 6º posto absoluto (o meu melhor resultado de sempre em Braga!),
sendo o 3º entre os concorrentes da minha categoria H75, por isso comm direito
a uma ida ao pódio e um troféu. E recebi também uma garrafa de champanhe que,
como sempre acontece nestes casos, ofereci ao meu preparador, Sr. Cepeda, um
amigo de 72 anos que continua a ser um mestre na arte de preparar Minis.
Os meus agradecimentos
a todos os que apoiam este projecto, totalmente amador, ao preparador do carro,
o Sr. Cepeda e também a Luís Queirós, Joca Craveiro, Rui Queirós (Ruic`s
Design), António Miranda (About publicidade), Renato Costa (RAC photosport),
Delfim Moreira, que tentou ajudar-me (até em Espanha!) a arranjar os
necessários pneus, ao meu companheiro de equipa e boxe Luís Losada, ao Luís
Império pelo simpático convite para a prova de champanhe Cattier e aos irmãos
Barbosa da GS Collection pela sempre simpática recepção com que brindam os
amigos que os visitam na sua tenda.
Obrigado também aos
amigos do Clube Minho Clássico e da MediaRota Seguros da pela simpática visita.
São novos no apoio à equipa e nota-se que gostam de automobilismo, são
parceiros assim que eu gosto de ter e me dão vontade de continuar!
Um abraço para todos
JMF