27 de dezembro de 2016

CIRCUITO DE BRAGA  - ABRIL DE 2016

Após 11 meses de paragem, regressei às competições dos “Clássicos 1300” no passado fim-de-semana na pista de Braga. Estava com algum receio, pois o carro tinha apresentado alguns problemas na última prova realizada, o Circuito de Vila Real do ano passado e não foi possível testá-lo devidamente, mas o moral era, apesar de tudo, elevado.


O facto é que o fim-de-semana de corridas em Braga foi bastante positivo, o carro portou-se lindamente, apesar das suas actuais limitações mecânicas e da falta de pneus adequados, as classificações foram bastante boas e sobretudo o ambiente no paddock esteve fantástico, tendo sido brindado com a visita de muitos amigos. Gostei!
Nos treinos andei com algum cuidado para poupar material e consegui a 8ª posição, o que não era nada mau e me permitia sair a meio do pelotão e ao lado do meu amigo Fernando Charais.
A corrida de sábado decorreu em piso molhado e de luzes acesas, mas apesar de se dos poucos que alinhavavam com slicks consegui o 7º lugar da geral, numa prova em que fui o melhor “não Datsun” e também o primeiro entre os carros construídos nos anos 60.







Domingo o arranquei bem e na primeira volta ia na 5ª posição, mas senti um ligeiro “engasgar” no motor (seriam as velas?) e abrandei no final da recta da meta tendo sido passado por todos os meus adversários. Mas, acelerando de novo, vi que o carro estava aparentemente OK e forcei o andamento, embora sem passar um limite de rotações que me impus, e fui ultrapassando ainda alguns dos adversários, terminando no 6º posto absoluto (o meu melhor resultado de sempre em Braga!), sendo o 3º entre os concorrentes da minha categoria H75, por isso comm direito a uma ida ao pódio e um troféu. E recebi também uma garrafa de champanhe que, como sempre acontece nestes casos, ofereci ao meu preparador, Sr. Cepeda, um amigo de 72 anos que continua a ser um mestre na arte de preparar Minis.






Os meus agradecimentos a todos os que apoiam este projecto, totalmente amador, ao preparador do carro, o Sr. Cepeda e também a Luís Queirós, Joca Craveiro, Rui Queirós (Ruic`s Design), António Miranda (About publicidade), Renato Costa (RAC photosport), Delfim Moreira, que tentou ajudar-me (até em Espanha!) a arranjar os necessários pneus, ao meu companheiro de equipa e boxe Luís Losada, ao Luís Império pelo simpático convite para a prova de champanhe Cattier e aos irmãos Barbosa da GS Collection pela sempre simpática recepção com que brindam os amigos que os visitam na sua tenda.
Obrigado também aos amigos do Clube Minho Clássico e da MediaRota Seguros da pela simpática visita. São novos no apoio à equipa e nota-se que gostam de automobilismo, são parceiros assim que eu gosto de ter e me dão vontade de continuar!







Um abraço para todos

JMF