24 de dezembro de 2016


MORRIS COOPER S “LE-83-51”, UM CARRO COM HISTÓRIA

Texto de JMF *   -     
Fotos de José Boiça e Jornal dos Clássicos



Nascido em 1965, o Morris Cooper S MKI de José Boiça, da Maia, é um automóvel cuja história desportiva seguramente já merecerá ser contada.
Em 1968 venceu o Critério Nacional de Perícias pelas mãos de Rui Costa, piloto que na altura com ele fez também outras provas, incluindo Rampas.
Posteriormente foi propriedade do conhecido Manuel Serrão, que com ele disputou algumas provas de Regularidade Histórica.


Seguidamente pertenceu a José Carlos Beirão Amaral da Covilhã. O carro estava à venda por este em 1998, tendo provavelmente sido nessa altura vendido ao piloto da Marinha Grande Rui Costa, que juntamente com o consagrado piloto de Clássicos Fernando Soares (FS Automóveis), o negociou com o seu actual dono.



Mas antes, no ano de 1998, o “LE-83-51” venceu o “Critério nacional Mini”, organizado por José Carlos Amaral e Armando Mingote, que contava com 4 provas disputadas na zona Centro de Portugal. O seu piloto foi nessa altura António Carvalho Dias. Saliente-se que atrás de Carvalho Dias no referido Troféu, ficaram nomes consagrados do nosso automobilismo como o próprio Fernando Soares, Albino Abrantes ou Jorge Malhão.


Em 2005, já propriedade de José Boiça, o carro esteve exposto no salão da Exponor AutoClássico, no stand do Clube Mini de Portugal, tendo em 2009 estado em Braga, num dos Circuitos integrados no Nacional de Clássicos, exposto na tenda da Associação de Pilotos (ANPAC) a convite da mesma e como representante do ícone “Mini Clássico”.
Em Junho de 2009 classificou-se em 2ª posição numa prova de regularidade desportiva, disputada em Espinho e que contou com a presença de cerca de 50 concorrentes.
“LE-83-51”, um Mini com história, hoje muito bem entregue a José Boiça, entusiasta e aficionado dos automóveis Clássicos e da história do automobilismo, português.




* Com José Boiça