14 de dezembro de 2016


CIRCUITO DE BRAGA - 2014




A época de 2014 abriu em Braga e o Team Mini não poderia estar ausente, já que gosto muito de andar na pista minhota!
As verificações técnicas foram realizadas no sábado logo pelas 8 da manhã e aí logo tive duas desagradáveis surpresas: o capacete e a baquet perderam homologação e deverão ser trocados para a próxima prova! Nestes tempos de crise? Estamos a falar de material como novo! Será que os argumentos de segurança que deverão ser invocados para as nossas provas não o são para outras competições em que correm carros idênticos? Enfim, esperemos que o bom senso prevaleça …
Ma essa “revolta” depressa passou, já que entrámos logo em acção com a participação nos treinos livres. O carro estava muito bom, agora com o rapport 3.9, mais comprido do que o anterior e apesar de usar pneus muito antigos. Os da frente eram de 2007, os mesmos com que tive o acidente no Caramulo!


Nos treinos cronometrados tive outro pequeno percalço, já que ao entrar na pista o transponder não dava sinal e o Sr. Cepeda teve que entrar em acção. Havia um fio solto e não havia corrente, foram 10 minutos de “stress” … entrei pois em pista já a meio dos treinos mas bem a tempo de dar as 4 voltas “da ordem” e fazer um tempo razoável para a grelha de partida.




Para a corrida montei dois pneus melhores (de 2011) e estava confiante já que o carro parecia bom, mas sabia que a táctica teria que ser de andar com cautela, já que sendo as provas agora de 30 minutos (o ano passado eram 20), o CPC 1300 é agora quase uma competição de Endurance e por isso havia que poupar as mecânicas, até porque estava muito calor e sabia-se que nem todos iriam aguentar a prova toda. E agora nós, os 1300, corremos com os restantes Clássicos o que se por um lado torna as provas mais perigosas dada a disparidade de andamentos e nos tira algum protagonismo, por outro lado faz com o que o público veja a nossa prova com outro interesse.


Após a partida saí com algum cuidado e não muito atrás do Fernando Carneiro e do João Peixoto, meus adversários entre os H71 -1300 e fui rodando num ritmo 2 seg. abaixo do que podia para proteger a mecânica, rodando junto a Fernando Charais.
O calor era muito e a prova longa e fui vendo alguns dos meus adversários a encostar e por isso resolvi poupar a mecânica e trazer o carro até ao fim. Mas estava com problemas de embraiagem já que sempre que reduzia de 4º para 3º no final da recta da meta, sentia um “arranhão” e por isso resolvi andar sempre em 3º com medo de problemas maiores ... ora o Miguel Vale que estava bem atrás de mim foi recuperando e chegou mesmo a passar-me na última volta, no entanto ultrapassei-o de novo na última curva e por isso fui o 3º da geral entre os 1300 e 1º entre os históricos de 1971. Faço corridas desde 2003 e, pode dizer-se, foi esta a minha primeira vitória!


A 2ª corrida disputava-se de tarde e o calor ia aumentando em Braga. O Sr. Cepeda deu um jeito à embraiagem e por isso partia confiante para esta prova.
Estava no meio da grelha e entre os meus adversários em H71 o João Peixoto (infelizmente) não alinhava pois estava com problemas de motor no seu Cooper S. O meu companheiro da equipa Glassdrive Luís Losada, estava também às voltas com o Fiat 124, que teimava em falhar e ia arrancar do pit lane …


Parti com calma (do meio da grelha) e fui logo na recta inicial ultrapassado por vários dos concorrentes acima de 1300 e também pelo Fernando Carneiro cujo Mini passou por mim como um “foguete”.
A táctica a usar foi a mesma da prova anterior, andar com calma …  e estava perto do Fernando Carneiro e do Fernando Soares, mas na 4º volta senti o carro perder subitamente rendimento e um cheiro exagerado a gasolina. Parei, porque o carro deixou de andar e temi o pior. No chão havia gasolina. Abri o capô e presumi que fosse algo relacionado com a carburação.



No local onde fiquei, a curva 3 - em companhia de Fernando Xavier (do Scirocco), vê-se grande parte da pista e por isso pude apreciar toda a restante prova e o bom andamento de alguns concorrentes, mas também o modo como quase todos andaram de modo a poupar as mecânicas. Mesmo Fernando Soares, o vencedor entre os H71 andou num ritmo mais calmo do que é habitual.
No final o Sr. Cepeda logo viu o problema, foi uma porca/anilha do Weber que se partiu e a gasolina não passava (caía, até) e deixou de haver alimentação.


Bastou no parque fechado apertá-la e o carro já foi a rolar para o atrelado …
No final recebi também o prémio da ANPAC referente à 1300 Historic Cup, um inesperado 3º lugar absoluto, e uma festa bem bonita na tenda da Associação que teve o apoio da GS Collection com entrega de um belo troféu da autoria da Because Bijuteria. Esperemos também que nas próximas provas apareçam mais participantes para todos aproveitarmos estes momentos!


O ambiente no paddock foi fantástico nesta jornada e muito divertimento junto aos nossos companheiros de boxe Luis Losada e João Peixoto e também com todos os amigos que foram aparecendo, para confraternizar connosco e ver o Austin Cooper S de perto.
A próxima prova será o Circuito de Vila Real onde esperamos outra jornada interessante e, se possível, que tudo corra bem e continuemos a lutar pelo Campeonato de H71…