CIRCUITO DE BRAGA - 2014
A
época de 2014 abriu em Braga e o Team Mini não poderia estar ausente, já que gosto
muito de andar na pista minhota!
As
verificações técnicas foram realizadas no sábado logo pelas 8 da manhã e aí
logo tive duas desagradáveis surpresas: o capacete e a baquet perderam
homologação e deverão ser trocados para a próxima prova! Nestes tempos de
crise? Estamos a falar de material como novo! Será que os argumentos de
segurança que deverão ser invocados para as nossas provas não o são para outras
competições em que correm carros idênticos? Enfim, esperemos que o bom senso
prevaleça …
Ma essa
“revolta” depressa passou, já que entrámos logo em acção com a participação nos
treinos livres. O carro estava muito bom, agora com o rapport 3.9, mais
comprido do que o anterior e apesar de usar pneus muito antigos. Os da frente
eram de 2007, os mesmos com que tive o acidente no Caramulo!
Nos
treinos cronometrados tive outro pequeno percalço, já que ao entrar na pista o transponder
não dava sinal e o Sr. Cepeda teve que entrar em acção. Havia um fio solto e
não havia corrente, foram 10 minutos de “stress” … entrei pois em pista já a
meio dos treinos mas bem a tempo de dar as 4 voltas “da ordem” e fazer um tempo
razoável para a grelha de partida.
Para
a corrida montei dois pneus melhores (de 2011) e estava confiante já que o
carro parecia bom, mas sabia que a táctica teria que ser de andar com cautela,
já que sendo as provas agora de 30 minutos (o ano passado eram 20), o CPC 1300
é agora quase uma competição de Endurance e por isso havia que poupar as
mecânicas, até porque estava muito calor e sabia-se que nem todos iriam
aguentar a prova toda. E agora nós, os 1300, corremos com os restantes
Clássicos o que se por um lado torna as provas mais perigosas dada a
disparidade de andamentos e nos tira algum protagonismo, por outro lado faz com
o que o público veja a nossa prova com outro interesse.
Após
a partida saí com algum cuidado e não muito atrás do Fernando Carneiro e do
João Peixoto, meus adversários entre os H71 -1300 e fui rodando num ritmo 2
seg. abaixo do que podia para proteger a mecânica, rodando junto a Fernando
Charais.
O
calor era muito e a prova longa e fui vendo alguns dos meus adversários a
encostar e por isso resolvi poupar a mecânica e trazer o carro até ao fim. Mas
estava com problemas de embraiagem já que sempre que reduzia de 4º para 3º no
final da recta da meta, sentia um “arranhão” e por isso resolvi andar sempre em
3º com medo de problemas maiores ... ora o Miguel Vale que estava bem atrás de
mim foi recuperando e chegou mesmo a passar-me na última volta, no entanto
ultrapassei-o de novo na última curva e por isso fui o 3º da geral entre os
1300 e 1º entre os históricos de 1971. Faço corridas desde 2003 e, pode
dizer-se, foi esta a minha primeira vitória!
A 2ª
corrida disputava-se de tarde e o calor ia aumentando em Braga. O Sr. Cepeda
deu um jeito à embraiagem e por isso partia confiante para esta prova.
Estava
no meio da grelha e entre os meus adversários em H71 o João Peixoto (infelizmente)
não alinhava pois estava com problemas de motor no seu Cooper S. O meu
companheiro da equipa Glassdrive Luís Losada, estava também às voltas com o Fiat
124, que teimava em falhar e ia arrancar do pit lane …
Parti
com calma (do meio da grelha) e fui logo na recta inicial ultrapassado por
vários dos concorrentes acima de 1300 e também pelo Fernando Carneiro cujo Mini
passou por mim como um “foguete”.
A
táctica a usar foi a mesma da prova anterior, andar com calma … e estava perto do Fernando Carneiro e do
Fernando Soares, mas na 4º volta senti o carro perder subitamente rendimento e
um cheiro exagerado a gasolina. Parei, porque o carro deixou de andar e temi o
pior. No chão havia gasolina. Abri o capô e presumi que fosse algo relacionado
com a carburação.
No
local onde fiquei, a curva 3 - em companhia de Fernando Xavier (do Scirocco), vê-se
grande parte da pista e por isso pude apreciar toda a restante prova e o bom
andamento de alguns concorrentes, mas também o modo como quase todos andaram de
modo a poupar as mecânicas. Mesmo Fernando Soares, o vencedor entre os H71
andou num ritmo mais calmo do que é habitual.
No
final o Sr. Cepeda logo viu o problema, foi uma porca/anilha do Weber que se partiu
e a gasolina não passava (caía, até) e deixou de haver alimentação.
Bastou
no parque fechado apertá-la e o carro já foi a rolar para o atrelado …
No
final recebi também o prémio da ANPAC referente à 1300 Historic Cup, um
inesperado 3º lugar absoluto, e uma festa bem bonita na tenda da Associação que
teve o apoio da GS Collection com entrega de um belo troféu da autoria da
Because Bijuteria. Esperemos também que nas próximas provas apareçam mais participantes
para todos aproveitarmos estes momentos!
O
ambiente no paddock foi fantástico nesta jornada e muito divertimento junto aos
nossos companheiros de boxe Luis Losada e João Peixoto e também com todos os
amigos que foram aparecendo, para confraternizar connosco e ver o Austin Cooper
S de perto.
A
próxima prova será o Circuito de Vila Real onde esperamos outra jornada
interessante e, se possível, que tudo corra bem e continuemos a lutar pelo
Campeonato de H71…