19 de dezembro de 2016

ESTORIL RACING WEEKEND - 2014


Conforme previsto desde o início da época estive no Estoril para a disputa do Racing Weekend !
É uma pista de que gosto muito e estava no 2º lugar do Campeonato de Históricos de 71, mas para manter essa classificação e ficar a salvo de José Filipe Nogueira, teria pelo menos que alinhar em ambas as corridas a disputar.



Nos treinos livre andei em bom ritmo, marcando desde logo um tempo que seria o seu melhor durante o fim-de-semana, rodando em 2.14. Nos cronometrados a táctica foi a de “poupar o carro” dando apenas as 4 voltas necessárias para a qualificação. O Cooper S parecia perfeito, mas as corridas são longas, têm 30 minutos, e por isso havia que poupar as mecânicas.
No entanto e quando nada o previa, quando arranquei para a volta de aquecimento ouvi um barulho que vinha da zona das rodas/transmissão sobretudo nas curvas para a direita, mas também nas rectas. Na volta de partida o barulho mantinha-se e o carro travava cada vez pior! Arranquei para a prova mas já com a certeza de que o que se passava podia ser perigoso e por isso já decidido a parar logo no final da primeira volta, coisa que fiz...



Tirado o carro do parque fechado o Sr. Cepeda não tardou a fazer o diagnóstico: um rolamento gripado, um disco empenado. Não havia material novo e o Sr. Cepeda colocou um rolamento usado, mas sem grande esperança de resolução definitiva a contento. Quando faltavam cerca de 15 minutos para a prova tudo ficou montado e o Sr. Cepeda disse-me: “se quiser alinhar na prova o melhor é partir do pit-lane, é que o carro pode só aguentar uma volta” ...




Ora se assim tinha que ser, paciência, assim se faria. Parti das boxes após todos os outros, mas como o carro ia aguentando, embora “preso” e a travar cada vez pior fui andando. Afinal era para isso que tinha ido ao Estoril!  Mas ao fim de algumas voltas vejo no início do muro alguém com o meu nº numa placa a dizer “Stop & Go” !!



Entrei para o paddock, parei ligeiramente e mandaram-me andar ... era o capot semi-aberto pois uma abraçadeira tinha-se soltado. Por isso o carro andava tão mal em recta ...
Fui para a pista com vontade de terminar a prova. O Arnaldo Marques estava parado na pista por isso o 3º lugar na minha categoria estava já garantido. Na última volta vejo ao fundo o Mini do Gilberto Correa e faço um forcing para o apanhar. Ele estava a rodar com dificuldades pois ao que parece foi abalroado por outro concorrente e passei-o antes da variante.


No final obtive o 16º lugar, sendo 4º entre os 1300 e 2º entre os H71. Na minha passagem pela boxe fui entretanto passado pelo Fiat Uno de Crissaf. A melhor volta que realizei em prova foi em 2.21, isto é abaixo do que podia fazer, mas o facto é que mesmo com o carro OK o melhor que podia ter ficado seria o 15º lugar atrás de Filipe Nogueira, que andou muito bem nas duas provas.
Garanti por isso o 2º posto no campeonato, sem dúvida um prémio para 12 anos de corridas com o mesmo carro e também para o Sr. Cepeda que apesar dos seus 70 anos mostrou que ainda está em grande forma, reparando de forma impecável o Mini em tempo record.



No fim da prova a festa foi grande na tenda da Anpac /GS Collection, com a entrega dos prémios da Historic Cup. A mim coube-me o 3º prémio, que incluía alguns artigos para degustar e um belo troféu da autoria de Décio Ferreira da Because - Bijuteria.




Queria também agradecer aos meus companheiros de viagem Joca Craveiro e Rui Queirós por toda a ajuda na logística e psicológica durante o fim-de-semana, ao João Rodrigues o empréstimo da tenda para esta prova e aos amigos da OldRacers pela ajuda na reparação do carro e a todas as empresas e amigos que me foram ajudando durante o ano e tornaram possível a minha presença em provas de clássicos, como a Glassdrive, Isoder, inPatio Guest House, Palimpsesto Editora, SinAse, Ruic`s Design, J. Cepeda Oficina Mini e Carlos Calheiros – Minho Seguro.




Para 2014 gostava de me manter nas provas de Clássicos 1300, pois gosto de andar no Mini e o ambiente que reina entre todos os amigos que militam na categoria é fantástico. Mando aqui um grande abraço para todos!
JMF