25 de dezembro de 2016

CIRCUITO DE VILA REAL - 2015





Falar da minha participação no Circuito de Vila Real 2015 não é fácil, mais ainda se for para ilustrar uma secção da revista T&C que se chama “ao volante”…
As expectativas que tinha eram grandes, o ano passado andei bem, e o programa este ano até incluía o WTCC e uma rara transmissão em directo na TV. O carro tinha sido reparado, montado um novo pistão e feita uma nova camisa e parecia estar tudo bem preparado…



Aproveitei os treinos livres e cronometrados para rodar o motor e tudo parecia estar OK. Na partida para a 1ª corrida estava muito confiante em rapidamente subir da 21ª posição que ocupava na grelha, pois baseado nos tempos do ano passado sabia que me podia aproximar dos 10 primeiros.



Após a largada vinha a andar bem e tinha já ultrapassado 3 ou 4 concorrentes, mas na descida de Mateus (2ª volta) o carro começou a falhar e por isso parei… pensei na altura que sucedera o mesmo problema de Braga, uma válvula a saltar. Mas não, tudo estava aparentemente bem, o carro trabalhava bem e o veredicto (mais tarde viu-se que afinal não era esse o problema) foi que o carro tinha rodado pouco e o pistão havia tentado “agarrar”… preferi parar o carro, para evitar problemas maiores e ficar ver os meus companheiros a correr.





Apesar dos esforços do Sr. Cepeda e dos outros amigos que nos deram assistência, na 2ª corrida aconteceu exactamente o mesmo, tinha partido da 28ª posição e tinha já passado 5 ou 6 concorrentes quando sucedeu o mesmo, exactamente no mesmo local mas logo na 1ª volta … ora, deixei passar os meus adversários e resolvi passei em frente à meta para ficar pelo menos em algumas fotos … e a seguir parei o carro exactamente no mesmo local, na descida de Mateus, tendo sido atendido exactamente pelos mesmos comissários da ACDME e no final sido rebocado pelo mesmo reboque do dias anterior e com o mesmo condutor …




A verdade é que duas voltas dadas em duas corridas não é um balanço brilhante, mas infelizmente os problemas não nos largaram durante o fim-de-semana e o carro aquecia facilmente e falhava quando a temperatura atingida era elevada …
Foi um fim-de-semana para esquecer a nível desportivo (o que afinal nos levou lá) já que apesar da excelente companhia com que pude privar durante os 4 dias em que estive em Trás-os-Montes, as corridas são dentro da pista e por isso a frustração que senti no final era enorme.
Apenas nos resta ver o que se passou (afinal foi um problema eléctrico na Bobine) e resolver tudo de modo a participar na prova do Algarve Classic Festival a disputar em Outubro.



Um agradecimento especial a todos os patrocinadores e parceiros que acreditaram no projecto “Team Mini 2015” como a Glassdrive, Gondochaves, Imparaveláxia, Ruic`s Design e claro, a revista Topos & Clássicos.






Um abraço para todos (as) !
JMF